PIBID é lançado na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

PIBID é lançado na Reitoria

Na tarde desta quinta-feira (13), foi realizado o lançamento oficial do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência, o PIBID. A cerimônia contou com a presença do Reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, do Pró-Reitor de Ensino do IFPR, professor Ezequiel Westphal, da Coordenadora Institucional do PIBID no IFPR, professora Maria Lúcia Buher Machado, da Diretora do Departamento de Educação do município de Palmas, Regina Beatriz Hister Machado, da representante da Secretaria de Estado da Educação, Cristina Gonzaga, e dos professores e estudantes dos Câmpus Palmas e Paranaguá ligados ao projeto. A solenidade marca o início das atividades do PIBID no IFPR.

A Coordenadora Institucional do programa enfatizou que a realização de um projeto de grande porte como o PIBID só foi possível graças ao trabalho conjunto da Reitoria do IFPR, dos Câmpus, das Secretarias Estadual e Municipais de Ensino, dos professores supervidores e dos estudantes do IFPR. “Onde começa o PIBID? Em todas essas instâncias. Todas se interligam para o mesmo fim: a promoção da educação pública e gratuita de qualidade”, afirma Maria Lúcia. O Pró-Reitor de Ensino do IFPR, professor Ezequiel Westphal, lembrou que o programa é desenvolvido no IFPR no âmbito de uma iniciativa maior, o Programa Licenciar. Também desenvolvido pela Proens, o projeto visa, entre outros objetivos, estimular a criação de cursos de licenciatura na instituição e a formação continuada dos docentes que já atuam no ensino profissional e tecnológico.

Já, o Reitor do IFPR, Professor Colombo, iniciou a fala relembrando a trajetória das instituições de ensino técnico no país e as restrições impostas ao desenvolvimento desta modalidade de ensino pela legislação brasileira na década de 90. Segundo Colombo, atualmente, o país apresenta um déficit de 300 mil professores nas áreas de química, física e matemática e é função dos Institutos Federais, por meio dos cursos de licenciatura, auxiliar na formação do corpo docente que vai preencher esta lacuna. Neste contexto, o PIBID, que estimula a prática docente, é um recurso valioso. “O objetivo deste programa é que vocês, licenciandos, estabeleçam este contato horizontal com a realidade escolar, em um contexto dialético de troca de conhecimento e experiências, para a construção de uma escola viva”, afirmou.

Após a cerimônia de lançamento, os licenciandos e servidores do IFPR participaram da palestra proferida pela professora Fernanda Scaciota Simões da Silva, Diretora de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, que tratou do tema “As contribuições do PIBID na Rede Estadual de Ensino do Paraná”.

Outras informações sobre o PIBID no IFPR estão disponíveis na página pibid.ifpr.edu.br.