Projeto Cantinho Solidário, Natal sem Fome e Natal dos Correios arrecadam brinquedos e alimentos – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Três ações solidárias organizadas por professores e técnicos administrativos do Campus Curitiba e Reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR) fazem arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos que serão entregues neste Natal. Embora os projetos tenham objetivos semelhantes, as ações têm estratégias e públicos diferenciados, veja a seguir:

Natal sem Fome

A arrecadação é destinada ao atendimento da comunidade Pompéia. São aceitos brinquedos, roupas, calçados e alimentos. O projeto montará uma cesta de natal com os doces, alimentos e brinquedos para entregar às crianças da comunidade, antes do Natal. Os calçados e roupas arrecadados serão vendidos em um bazar e o dinheiro é revertido para um projeto educativo de atendimento contínuo em que as crianças serão acompanhadas no contraturno escolar.

Esse projeto existe há 18 anos e são atendidas em média 300 pessoas anualmente. A responsável é a professora Silvia Maria Prado Lopes Queiroz, do Campus Curitiba. Durante os 18 anos, a professora e seus familiares divulgam a iniciativa em escolas e espaços frequentados pela família. O contato pode ser feito pelo e-mail da professora: silvia.queiroz@ifpr.edu.br . As doações podem ser entregues para o segurança do Instituto, que fica no térreo da Rua João Negrão, 1285. Participe, contribua!

Projeto Cantinho Solidário

O projeto atende cerca de 150 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Almirante Tamandaré. Com as arrecadações, os organizadores montarão um Kit Festa, que será entregue em um momento de integração entre os servidores do Campus Curitiba e as crianças do CMEI. Como participam do Projeto professores e alunos envolvidos com a arte, música e fotografia, será organizado um espaço de musicalização para a chegada do Papai Noel, que entregará os presentes.

Os organizadores montaram um mural no térreo do prédio da Reitoria e do Campus Curitiba. O espaço tem listas com o nome de cada uma das crianças que receberão os presentes. Os interessados devem colocar seu nome ao lado do nome da criança a ser presenteada e entregar o donativo para Karina ou Marli na Direção de Ensino do Campus Curitiba. A iniciativa partiu da Pedagoga do Campus, que trabalhava no CMEI antes de ser servidora no IFPR. O Projeto é apoiado pela direção do Campus Curitiba e pela Assessoria de Assuntos Estratégicos da Reitoria.

A entrega dos brinquedos deve ser feita até o dia 9 de dezembro. A entrega será no dia 10 de dezembro, no período da tarde. Quem quiser pode participar da entrega.

Natal dos Correios

Os interessados em apoiar o Natal dos Correios podem participar entregando os brinquedos diretamente no IFPR. A funcionária Adriana Oliveira entrou em contato com os Correios e se responsabilizou em arrecadar os brinquedos. Todos os anos, os Correios recebem milhares de cartinhas de crianças enviadas para o Papai Noel. Tradicionalmente, quem quer ajudar escolhe uma carta e entrega o brinquedo solicitado. Em 2010, a entrega dos presentes será feita pelo próprio Correio.

Segundo o Órgão, a maior demanda é por bonecas, carrinhos e bolas, portanto, a arrecadação no IF será apenas desses brinquedos. A entrega será feita para as crianças que não tiveram suas cartinhas escolhidas ou para aquelas que pediram os brinquedos especificados. Quem preferir, pode se dirigir diretamente ao Correio e escolher uma cartinha. O que importa é contribuir!

A entrega dos brinquedos deve ser feita na Copa da Reitoria,  para Adriana de Oliveira, no período da manhã, ou para Pâmela Torquato, no período da tarde.