Projeto “Clubinho do Curupira” é oferecido a filhos de estudantes e diminui evasão no Campus Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

Entender as demandas locais e como atendê-las é um dos desafios que os campi do IFPR enfrentam. Mas com determinação, vontade e incentivo, os obstáculos são superados, e não foi diferente no Campus Paranaguá. Durante o ano de 2014, foi detectada a necessidade de se proporem atividades para as crianças que eram levadas pelos pais para as aulas dos cursos Proeja e Mulheres Mil em sua maioria, mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica com filhos pequenos.

Em 2015, a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) aprovou uma proposta de projeto de extensão, sob a coordenação das professoras Izabel Cavalett e Caroline Portela: nascia o “Clubinho do Curupira – Educação Ambiental Infantil no IFPR”. Em sua primeira versão, o projeto ofertou, de maneira piloto, uma turma composta por 18 crianças de 3 a 11 anos. Neste ano, o Clubinho foi renovado e, em um mês de execução, já passaram por ele mais de 22, entre 9 meses e 12 anos. Caroline explica que, durante as aulas dos pais, nas segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h, os pequenos participam de atividades de Educação Ambiental realizadas por servidores e alunos da equipe do projeto.

De acordo com Izabel, a curto prazo já foi percebida uma série de melhorias, como a diminuição da evasão dos alunos do curso Proeja/FIC, o aumento do envolvimento dos servidores do campus com o projeto – visto que a equipe triplicou de um ano para o outro – e o início de uma discussão sobre apoio estudantil à mãe estudante no campus, já que alunas de outros cursos têm solicitado a ampliação do projeto. “Gostaríamos muito de absorver, mas, infelizmente, a equipe não tem fôlego para isso no momento. Estamos tentado discutir, nas reuniões de gestão participativa, a criação de uma política institucional de apoio a estas alunas-mães”, destaca a docente. Outra situação enfrentada pelo Clubinho que precisa ser melhorada é a atual ausência de espaço físico próprio para o desenvolvimento das ações.

O Curupira foi escolhido como símbolo do projeto por ser um personagem folclórico representado pela figura de uma criança protetora ativa das matas, fauna e flora. Além disso, é comumente desenhado nas cores vermelho e verde: “Combina por serem as cores do IFPR”, finaliza Izabel.

A equipe é composta por servidores e alunos do Campus Paranaguá:

*Coordenação: Profª. Izabel Carolina Raittz Cavallet;
*Vice-coordenação: Profª. Caroline Dorada Pereira Portela;
*Professores colaboradores: Elisa Helena da Costa Morais, Ionete Hasse, Joana Rupprecht Zablonsky, Luciana Maestro Borges, Manuela Dreyer da Silva;
*Técnicos administrativos colaboradores: Aline Vieira Veloso, Amparo Cardoso e Barbara Lizandra Perini de Souza;
*Bolsistas de Extensão: alunas Melissa França da Paz Cunha e Sarah Santana Valiati da Silva.