Projeto do Campus Palmas é selecionado no Programa Educação Empreendedora – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas

Projeto do Campus Palmas é selecionado no Programa Educação Empreendedora

O Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná foi um dos selecionados pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora, do Sebrae, para receber apoio técnico e financeiro para fomentar o empreendedorismo entre estudantes universitários. Por meio do referido programa, a entidade oferece apoio para 40 projetos, disponibilizando valores de até R$ 140 mil para cada um dos selecionados, com execução pelos próximos dois anos.

Segundo o coordenador do projeto contemplado, professor Augusto Faber Flores, a aprovação do Campus Palmas representa uma importante conquista para o IFPR. “Nosso objetivo é trazer maiores oportunidades aos acadêmicos e também para a sociedade em geral. Em um segundo momento, com a criação do Centro de Empreendedorismo, teremos total possibilidade de acolher novas empresas, ideias e talentos dentro da nossa instituição”, destaca o professor.

De acordo com Augusto, os recursos destinados para o Programa Educação Empreendedora podem contemplar uma série de atividades, desde a inclusão da disciplina de empreendedorismo na grade curricular ou em cursos de extensão, até a criação de um centro voltado exclusivamente à formação de competências empreendedoras. “O objetivo é inserir o empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, desenvolvendo, no Paraná, uma cultura que possibilite que os alunos estejam mais preparados para fazer frente aos desafios e oportunidades do mundo atual”, ressalta o professor.

Entre as atividades propostas pelo programa, estão:

Desafio Universitário Empreendedor
Trata-se de uma competição nacional, de caráter educacional, que opera através de plataforma digital, a qual integra, em um único ambiente, iniciativas educacionais para o público universitário, como cursos presenciais e on-line, jogos, “Papo de Negócio” e disciplinas de empreendedorismo. Os participantes são pontuados de acordo com as diversas modalidades, e os melhores colocados são premiados. As instituições de ensino poderão se beneficiar por meio de uma gestão do produto que lhes permita maior informação sobre o conhecimento dos estudantes em empreendedorismo e gestão de negócios.

Disciplina de Empreendedorismo
Trata-se de disciplina desenvolvida e repassada pelo Sebrae/PR aos professores universitários, a qual possui duração de 80 horas e é especialmente formatada para aplicação na educação superior.

Centro de Empreendedorismo
Centro de Empreendedorismo Acadêmico é uma unidade organizacional dentro da instituição de ensino voltada exclusivamente à formação de competências empreendedoras, para contribuir com o desenvolvimento social e econômico por meio da criação de novas empresas.

Cursos, seminários e palestras
São ações, propostas pela instituição de ensino, relativas ao tema “empreendedorismo”, ofertadas gratuitamente. A instituição deverá desenvolver as ações que julgar importantes e necessárias à formação da comunidade discente, visando integrá-las de forma harmônica às outras linhas de ação que adotar.

Ações de promoção, sensibilização e capacitação ao empreendedorismo de alto impacto e startup
São modalidades de negócios digitais e inovadores com alto potencial de crescimento e desenvolvimento e com baixo custo inicial. O Sebrae/PR poderá disponibilizar a relação de produtos e soluções disponíveis no mercado para esse segmento e fazer as orientações necessárias para sua implantação.

O resultado e assinatura do convênio entre o Sebrae/PR e o IFPR, assim como o começo dos trabalhos, já está disponível na página Sebrae/PR na internet, em www.sebraepr.com.br.