Projeto Pibid do Campus Palmas possibilita melhoria do aprendizado e da saúde de crianças atendidas – Instituto Federal do Paraná

Na quinta-feira (03), professores e alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Campus Palmas apresentaram os resultados das pesquisas realizadas com crianças em escolas municipais. O projeto, da área de Educação Física, é coordenado por Aluísio Mendes, Cezar Grontowski Ribeiro e Gesiliane Aparecida Kreve.

O principal objetivo da mostra foi compartilhar os resultados das pesquisas, realizadas com crianças das escolas Oscar Rocker, Nossa Senhora de Fátima e Senhorinha Miranda Mendes, com a comunidade escolar, departamentos de educação e esporte da cidade. A apresentação desses resultados é de grande importância para a Secretaria da Educação e da Saúde do município, servindo de alerta, uma vez que tratam de questões diretamente ligadas à saúde e ao rendimento escolar dos alunos.

Durante os anos de 2014 e 2015, foram aplicados os testes do Projeto Esporte Brasil (Proesp) nas escolas de Palmas. Eles têm como objetivo mensurar as capacidades físicas das crianças, como condição cardiorrespiratória, flexibilidade, força de membros inferiores e superiores, coordenação motora, entre outros.

Por meio dessa avaliação, foi possível verificar as condições físicas das crianças, buscando, através de atividades desenvolvidas nas aulas de educação física, desenvolver e ampliar tais condições para melhorar a saúde e o rendimento escolar dos atendidos pelo projeto.

Em 2014, os resultados dos testes aplicados foram alarmantes. As crianças avaliadas possuíam valências físicas essenciais muito abaixo do esperado, algumas em zona de risco, o que remete diretamente ao comprometimento de sua saúde das mesmas – crianças com tais condições seriam certamente adultos doentes.

Levando em conta os dados encontrados na aplicação dos testes e dos estudos realizados em 2014, foram coordenadas e desenvolvidas ações específicas juntamente às supervisoras das escolas nas aulas de educação física, tentando minimizar tais problemas.

Segundo a professora Gesiliane Kreve, o desenvolvimento e aplicação de atividades que desenvolvam essas valências nas aulas de Educação Física são essenciais para que os problemas observados não se agravem e possam ser superados, para que não comprometam a saúde das crianças. As ações do subprojeto de Educação Física do Campus Palmas são pensadas e executadas pelos coordenadores, colaboradores, supervisores e acadêmicos que participam ativamente das atividades, juntamente com as direções e coordenações pedagógicas das escolas.

“O projeto tem se mostrado grande colaborador nas atividades, buscando melhorar os índices negativos, possibilitando a melhoria do aprendizado e da saúde física e mental das crianças atendidas, sendo este o objetivo do subprojeto de Educação Física dentro das escolas,” conclui Gesiliane.]]>