Pronatec lança cursos em Colombo – Instituto Federal do Paraná

Pronatec lança cursos em Colombo

No dia 13 de junho, ás 15h, a Coordenação de Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Instituto Federal do Paraná, a Agência do Trabalhador e a Prefeitura Municipal irão realizar evento de lançamento do Pronatec em Colombo.
O evento será nas dependências da Universidade Aberta do Brasil, polo Professor Altair da Silva Leme, no Park Shopping Colombo.

No município serão ofertados seis cursos e para cada um deles, 30 vagas. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que serão disponibilizados são: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Recepcionista, Vendedor, Inglês Básico e Cuidador de Idoso. Os cursos acontecerão na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima (Rua São Pedro, 1161. Colombo-PR). Segundo o professor Vicente Sandeski, que será diretor do futuro câmpus Colombo, o evento tem como objetivo motivar o envolvimento da população no Pronatec.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec) foi criado em outubro de 2011, com a sanção da Lei 12.513/2011. Tem como objetivo expandir, interiorizar, e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público e ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores.

Até 2014, o Governo Federal pretende investir R$ 24 bilhões de reais no programa, que atenderá 8 milhões de jovens e adultos em todo o país. No Paraná, o IFPR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) serão os ofertantes dos cursos do Pronatec. A grande inovação do programa é a criação do Bolsa-Formação, ação que permite a oferta de vagas em cursos técnicos e FIC. Os cursos serão oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social.

Para saber mais:  Site do IFPR/Pronatec