Pronatec no IFPR potencializa oportunidades educacionais – Instituto Federal do Paraná

Pronatec no IFPR potencializa oportunidades educacionais

Neste mês de setembro a comunidade acadêmica do Câmpus Telêmaco Borba pôde confirmar que os cursos do Pronatec ofertados pelo IFPR aumentam as oportunidades educacionais de estudantes e trabalhadores. Um ex-aluno do curso de Programador Web ministrou palestra aos atuais alunos. O tema abordado foi a contribuição do Programa na opção e também no ingresso no Ensino Superior.

Aleffer Rocha, é, atualmente, estudante regular do curso de Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Ponta Grossa. Durante a palestra, ele deu dicas aos estudantes e trabalhadores que pretendem trilhar o mesmo caminho.

Algumas delas diziam respeito a estratégias e técnicas de estudo, além de recursos educacionais oferecidos pela Universidade, como o ambiente de aprendizagem Moodle, os grupos de estudos no Facebook, sistema de biblioteca online, etc.

“Enquanto a maioria dos meus colegas de classe na UTFPR tem dificuldades em disciplinas relacionadas à programação, por nunca terem estudado nada deste gênero, eu possuo um bom desempenho em matérias como lógica de programação, linguagem C, HTML, CSS, JavaScript e PHP, devido à base que tive no curso de Programador Web do Pronatec no IFPR, Câmpus Telêmaco Borba”, disse, durante a sua fala.

Ele ainda deu um conselho aos atuais alunos: “Aproveitem a oportunidade que vocês estão tendo, porque ela fará a diferença no futuro!“

O curso de Programador Web do PRONATEC do IFPR está na sua segunda edição, sendo que a primeira turma iniciou em setembro de 2012 e a atual, no mês de junho deste ano. Vários ex-alunos atualmente encontram-se matriculados no curso Técnico em Informática para Internet do IFPR, ofertado pelo Câmpus Telêmaco Borba.

Conheça os cursos disponíveis
Os cursos ofertados pelo IFPR no âmbito do Pronatec estão disponíveis em www.ifpr.edu.br/pronatec

Confira as oportunidades disponíveis no câmpus mais próximo.

Em https://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ é possível fazer inscrição, que é gratuita.

Aconselha-se que os interessados também preencham a ficha de cadastro de reserva, disponível na página do Pronatec no IFPR

Saiba mais sobre o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Um dos objetivos é aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica.

A ideia principal do programa é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.