Reitor do IFPR abre oportunidades de cooperação e intercâmbio com instituições do Paraguai – Instituto Federal do Paraná

Seguindo a estratégia de aproximação com instituições de ensino dos países do Mercosul, o reitor do Instituto Federal do Paraná, Alipio Leal, esteve em Assunção, no Paraguai, e participou de diversas reuniões. Dentre os assuntos tratados estavam oportunidades de intercâmbio estudantil, mobilidade de professores e técnicos administrativos, além da cooperação científica e tecnológica com instituições de ensino do Paraguai.

Um dos encontros foi no Ministério da Educação onde o IFPR teve a oportunidade de apresentar as principais atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Paraná. Na oportunidade os interlocutores demonstraram grande interesse em desenvolver parcerias em diversas áreas do ensino profissional e tecnológico. Estavam presentes nesta reunião o reitor Alipio Leal, o Assessor de Relações Internacionais Prof. Antonio Carlos Gondim, o Vice-Ministro de Educação do Paraguai Hector Valdez, a Diretora Geral de Educação Superior, Mercedes Lerea, a Diretora Geral de Ciência e Inovação Educativa, Lilia Peña Galeano, a Coordenadora da Reforma da Educação Superior, María del Rocio Robledo e o Diretor de Bacharelado Técnico e Formação Profissional do Ministério de Educação do Paraguai, Atilio D’Oliveira. Nesta reunião os presentes  analisaram a possibilidade de aproveitar o Programa da SETEC/MEC sobre Escolas Binacionais de Fronteira, envolvendo o Campus de Foz de Iguaçu do IFPR e instituições de ensino profissional e tecnológico de cidades paraguaias próximas à fronteira.

No encontro com as autoridades da Universidad Nacional de Asunción, os dois reitores escolheram a área de Agroecologia para que seja iniciado um projeto piloto de cooperação e mobilidade acadêmica e, a partir dos resultados obtidos, expandir a experiência para outra áreas. Na Universidad Nacional de Asunción os representantes do IFPR se reuniram com o reitor Pedro Gonzàlez e o diretor da Faculdade de Agronomia, Prof. Lorenzo Lòpez.

A Embaixada do Brasil em Assunção também foi visitada e o Embaixador Eduardo dos Santos e a Diretora de Cooperação, Vanessa Dolce de Faria, ouviram um relato sobre as perspectivas de cooperação entre o IFPR e as instituições paraguaias. O Embaixador parabenizou o reitor pela iniciativa de abrir oportunidades de cooperação internacional no âmbito do Mercosul e em especial com o Paraguai e ofereceu o apoio da Embaixada às ações do IFPR naquele país.