Reitor do IFPR assina Protocolo de Intenções com o Ministro de Educação do Paraguai – Instituto Federal do Paraná

O Reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Alipio Leal e o Ministro da Educação e Cultura (MEC) do Paraguai, Luis Alberto Riart Montaner, assinaram nesta quinta feira na cidade de Foz do Iguaçu, um Protocolo de Intenções para colaboração mútua entre o Instituto Federal do Paraná, o Ministério e instituições de educação profissional e tecnológica do Paraguai.

A assinatura do acordo aconteceu com a presença do Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que ofereceu o apoio da empresa por intermédio do Parque Tecnológico da Itaipu – PTI –  para os projetos de cooperação a serem implementados.

A assinatura do Protocolo foi precedida por uma reunião de trabalho envolvendo representantes do Ministério da Educação e Cultura do Paraguai, do Instituto Federal do Paraná, da Itaipu Binacional, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação brasileiro – SETEC/MEC e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Nesta reunião, foram tratadas as diversas modalidades dos projetos que serão desenvolvidos.

Segundo o Assessor de Relações Internacionais do IFPR, professor Antônio Carlos Gondim, o evento reflete o esforço da reitoria do Instituto em possibilitar a interação com os demais países. “O IFPR tem demonstrado muito interesse e está se dedicando para proporcionar oportunidades de cooperação internacional com ênfase nos países do Mercosul, fato que possibilitará a mobilidade de professores e o intercâmbio de estudantes”, destaca.

Durante a reunião os representantes do Paraguai manifestaram grande interesse na modalidade de Educação à Distância do IFPR, em especial nos cursos de Formação de Professores e Gestão Pública. Para atender a esta expectativa é necessária a elaboração de material bilíngue no âmbito dos cursos e a participação de professores e estudantes de ambos países.

O Assessor Internacional da SETEC/MEC, Rodrigo Torres de Araújo Lima, apresentou o Programa das Escolas Binacionais de Fronteira, despertando grande interesse dos participantes da reunião e em especial do Diretor do Campus de Foz de Iguaçu do IFPR, Professor Irineu Colombo, que manifestou interesse em usar este programa envolvendo, inicialmente o curso de Aquicultura.

Estiveram presentes na reunião com o Paraguai a a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós Graduação, Zita Castro Machado e o Diretor do Campus Curitiba, Luiz Gonzaga Alves de Araújo.