Reitor do IFPR recebe Prefeito de Palmas para ouvir reivindicações sobre o câmpus da cidade – Instituto Federal do Paraná

reitor

O Prefeito de Palmas, Hilário Andraschko, esteve nesta segunda-feira (09) com o Reitor do IFPR, Irineu Mario Colombo, na sede da Reitoria, em Curitiba, para esplanar as preocupações e reivindicações da sociedade civil do município com os rumos do Câmpus Palmas do IFPR.
O Reitor explicou que a atual gestão do IFPR, iniciada em 14/06/11, identificou falta de acervo bibliográfico, mobiliário e equipamentos de laboratórios, não incorporados na federalização do Centro Universitário Católico do Sudoeste (Unics), além de infraestrutura deficitária e quantidade insuficiente de servidores (docentes e técnicos administrativos) para garantir a qualidade dos cursos da Instituição Federal.
Posteriormente, foram adotadas diversas medidas administrativas e pedagógicas cabíveis e dentro das reais possibilidades da gestão para o saneamento das deficiências estruturais e de pessoal, sendo que a unidade conta atualmente com 130 servidores, entre docentes e técnicos administrativos. Estão em andamento ações para cumprimento da Lei 11.892/08, que visa garantir a oferta de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de educação profissional técnica de nível médio, 20% (vinte por cento) de cursos de licenciatura e de 30% (trinta por cento) de outros cursos de educação profissional e tecnológica.
Foi ressaltada a necessidade de um Planejamento Didático-Pedagógico para o Câmpus Palmas para a continuidade do diálogo, em vista de uma oferta de ensino cada vez melhor.
Na próxima quarta (11), o Pró-Reitor de Ensino (Proens) e o Pró-Reitor de Planejamento e
Desenvolvimento Institucional (Proplan) estarão em Palmas para uma reunião com a direção do câmpus, com os coordenadores de curso e com representantes do corpo docente e discente, com o intuito de discutir e esclarecer a estrutura e o funcionamento da unidade.