Reitor do IFPR recebe vestes talares confeccionadas pelo curso técnico em Produção de Moda, do Câmpus Irati – Instituto Federal do Paraná

Na manhã desta segunda-feira (24), o reitor Irineu Mario Colombo recebeu, das mãos dos professores do curso técnico em Produção de Moda do Câmpus Irati, uma beca, dois pelerines e uma borla – vestimentas utilizadas em cerimônias oficiais em cumprimento ao protocolo acadêmico do IFPR. Conhecidas como vestes talares, as peças são comumente utilizadas nas cerimônias de formatura dos cursos técnicos do IFPR.

As vestes talares foram confeccionadas pela estudante de Produção de Moda Terezinha Bueno sob a orientação dos professores Andréia Mesacasa, Julyana Biavatti, Marcos Paulo Rosa e Maura Aparecida de Paula Santos. As peças remontam ao cerimonial acadêmico das universidades européias e começaram a ser utilizadas ainda no século XIII, com o objetivo de diferenciar os reitores e professores dos demais presentes em eventos acadêmicos públicos.

Confira as fotos no Facebook.