Reitor Substituto do IFPR reúne-se com Coordenadores da Capes para tratar da ampliação do Pibid no IFPR – Instituto Federal do Paraná

O Reitor Substituto, Prof. Ezequiel Westphal, esteve reunido com o Coordenador Geral de Programas de Valorização do Magistério da Educação Básica da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Prof. Dr. Hélder Eterno da Silveira, e com a Coordenadora de Valorização Docentes da Capes, Claudete Batista Cardoso, para tratar das possibilidades de ampliação do Pibid no IFPR, contemplando todos os cursos de licenciatura da Instituição. Na oportunidade, e com a presença da Coordenadora Institucional do Pibid, Prof.ª Maria Lúcia Büher Machado, foi destacada a importância do Pibid para o fortalecimento das licenciaturas no IFPR, reduzindo a evasão e contribuindo significativamente para que os futuros docentes conheçam a realidade escolar na qual atuarão após sua formação.
O professor Hélder Silveira ressaltou o crescimento do Programa em âmbito nacional e informou que, a partir do lançamento de novo Edital no ano de 2015, será possível contemplar todas as licenciaturas do IFPR, a partir da análise dos projetos apresentados. O Coordenador do Pibid sinalizou, ainda, a possibilidade de uma visita técnica in loco ao IFPR para conhecer as atividades desenvolvidas no Instituto Federal do Paraná. Para o Prof. Ezequiel Westphal, a política institucional de fortalecimento das licenciaturas fundamenta-se na Lei de criação dos Institutos Federais e representa o papel social da Instituição no comprometimento com a melhoria da Educação Básica e valorização dos docentes. Atualmente, são contempladas pelo Pibid as licenciaturas dos câmpus Palmas e Paranaguá. Participam do projeto mais de 320 bolsistas, entre estudantes e professores da Rede Municipal e Estadual. O IFPR também possui Licenciatura nos câmpus Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu e Paranavaí. Em 2015, haverá novos cursos de licenciatura nos câmpus Assis Chateaubriand, Londrina, Umuarama, Ivaiporã e Jacarezinho.

Encontro Institucional do Pibid/IFPR

O II Encontro Institucional do Pibid/IFPR, atividade prevista no projeto institucional, será realizado no Câmpus Paranaguá, no mês de novembro. Participarão docentes coordenadores dos projetos, professores das escolas e bolsistas vinculados aos projetos. Em breve, outras informações do evento serão divulgadas.

Com informações do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Ensino