Reitor vai à Venezuela discutir cooperação e intercâmbio – Instituto Federal do Paraná

Reitor vai à Venezuela discutir cooperação e intercâmbio

Na última semana o reitor do IFPR Alipio Leal e o Assessor de Relações Internacionais, Antônio Carlos Gondim, estiveram em Caracas, na Venezuela, onde participaram de reuniões com o objetivo de possibilitar o intercâmbio estudantil e a cooperação científica e tecnológica com instituições de ensino técnico e tecnológico venezuelano.

Em reunião com o Ministro de Educação da Venezuela,  Hector Navarro Díaz, e com a Diretora de Relações Internacionais do Ministério, Ana Margarita Pasquier, o reitor  Alipio Leal teve a oportunidade de apresentar as principais atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto.

“O Ministro demonstrou grande interesse nas áreas de agroecologia, pesca, aquicultura e ensino à distância. Ele vai encaminhar as informações para os institutos de ensino técnico, ligados à sua pasta para que possam estabelecer os contatos acadêmicos”, afirma o Assessor Antônio Carlos Gondim. Durante a visita, ainda aconteceram reuniões com as diretorias da Câmara de Comércio Brasil-Venezuela de ambos os países. Os representantes prometeram apoio às ações de parceria do Instituto naquele país.

O reitor se reuniu com a diretoria do “Instituto de Agroecologia Latino-Americano Paulo Freire” e representantes da Via Campesina Venezuelana. Neste encontro foram verificadas as possibilidades de resgatar o intercâmbio estudantil desenvolvido no passado e abrir novas oportunidades de cooperação.

Outro importante contato estabelecido foi na Universidade Central da Venezuela – UCV, a maior do país. O contato foi feito com a Diretoria de Cooperação e Relações Internacionais (Dicori), com os diretores do Centro de Estudos da América e do Núcleo de Estudos Brasileiros da UCV.

Os representantes da Universidade Central manifestaram grande interesse em cooperação e mobilidade de professores e técnicos. Por isso, em breve, será viabilizado um acordo de cooperação técnica que possibilitará o desenvolvimento dos projetos por parte das áreas acadêmicas de ambas instituições.

Em visita à Embaixada o Reitor Alipio relatou ao  Embaixador do Brasil em Caracas, Antonio Ferreira Simões, os principais objetivos da missão na Venezuela. O Embaixador colocou em contato a Chefe do Setor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cooperação Educacional da Embaixada, Conselheira Maria Deize, com o Assessor de Relações Internacionais do Instituto, Prof. Gondim, e prometeu todo apoio da Embaixada para as atividades que o IFPR venha a desenvolver em parceria com instituições venezuelanas.