Reportagem da Gazeta aborda políticas de cotas. IFPR se destaca com 70% nos cursos técnicos. – Instituto Federal do Paraná

O último Processo Seletivo para cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes do IFPR, que teve 70% das vagas destinadas aos cotistas, foi destaque em reportagem publicada, na última terça-feira (31), sobre a Lei das cotas, projeto de Lei em tramite no Senado – a previsão é de esteja na pauta em 07 de agosto. O projeto já está no Congresso há 13 anos. Caso seja aprovada, a Lei das Cotas estabelecerá que 50% das vagas em instituições públicas seja destinada a alunos que fizeram ensino médio em escola pública. Desses 50%, 25% seriam para estudantes carentes com renda familiar de até R$ 933 por pessoa. As cotas raciais passariam a contar dentro dos 50%, e variariam segundo a divisão de etnia de cada estado, segundos dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A reportagem destaca que, no Paraná, o aumento das vagas para cotistas representará apenas 9%, pois das cinco instituições federais do estado, três já adotam cotas. O Instituto Federal do Paraná é uma delas e, com ou sem a aprovação da Lei das Cotas, o cenário permanecerá o mesmo: a instituição já destina 50% das vagas de graduação para cotas. No caso do ensino técnico, o número sobe para 70% (são 40% para social, 20% para racial, 5% para indígena e 5% para deficientes). O reitor Irineu Mário Colombo, em seu depoimento para a matéria, afirmou: “Mesmo que o governo aprove, não pretendemos reduzir nem mesmo o porcentual maior”.

Confira a matéria na íntegra