Representantes do Câmpus Campo Largo e Proens visitam colégio agrícola – Instituto Federal do Paraná

Representantes do Câmpus Campo Largo e Proens visitam colégio agrícola

Uma comitiva formada pelo Pró-Reitor de Ensino do IFPR e docentes do Câmpus Campo Largo visitou, nesta quinta-feira (29), o Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, que fica em Palmeira, na Região dos Campos Gerais, Paraná. O objetivo foi conhecer a experiência da instituição a respeito do curso técnico em Agroecologia.

A equipe do IFPR foi recebida pelos dirigentes e servidores do colégio, que apresentaram a proposta do curso, seus principais desafios e dificuldades e as perspectivas futuras.

A visita faz parte de uma estratégia do Câmpus de levantar experiências desenvolvidas no chamado regime de alternância, a fim de subsidiar a elaboração do novo projeto pedagógico do Curso Técnico em Agroecologia. A atividade contou ainda com a exposição de um projeto prático na área de produção animal agroecológica realizado pelos alunos.

Regime de alternância
O regime de alternância se caracteriza pela organização curricular em dois tempos distintos: Tempo Escola e Tempo Comunidade, sendo o primeiro desenvolvido na instituição de ensino em várias etapas (em regime de internato ou em período integral durante alguns dias), os quais são intercalados pelo Tempo Comunidade, quando os educandos retornam para suas propriedades rurais, não perdendo assim a ligação com a atividade familiar de produção e realizando a contextualização dos conhecimentos na realidade concreta de suas comunidades.