Resultado final do Pbis e do Pace! Estudantes receberão benefícios integralmente – Instituto Federal do Paraná

PACE

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) do Instituto Federal do Paraná, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (Daes), torna públicos, nesta quarta-feira (24), os Editais nº 030/2015 e nº 031/2015, com o resultado final dos estudantes contemplados com benefícios do Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis) e do Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace), respectivamente.

De acordo com o edital do Pace, os estudantes contemplados farão jus à retroatividade dos auxílios, que contemplam o mês de fevereiro em diante. Em relação ao Pbis, os pagamentos referentes ao Edital 030/2015 estão previstos a partir de 04 de agosto, pois são contemplados a partir da competência de julho de 2015.

O Pró-Reitor de Ensino do IFPR, Professor Ezequiel Westphal, explicou, em videoconferência realizada no dia 19 de junho com todos os câmpus, que o contingenciamento de recursos do Governo Federal ocorrido nas últimas semanas fez que o Instituto Federal também fosse impactado com 31% do orçamento. “Não é que houve corte de orçamento, e sim um contingenciamento. Dada a prioridade das pró-reitorias fins, a Proepi e a Proens, no atendimento aos nossos estudantes – que é nossa finalidade – nós não faremos nenhum ajuste de auxílios e de bolsas, ao contrário do que algumas pessoas haviam comentado, de que não seriam pagos recursos atrasados”, explica Westphal.

Conforme o pró-reitor, foi avaliado o impacto desse contingenciamento principalmente dentro da proposta inclusiva que o IFPR possui, no qual 80% das vagas são de inclusão, e a importância que esse recurso tem para a permanência e o êxito escolar dos estudantes. “Gostaria de tranquilizar a comunidade que já foi ordenado o pagamento das bolsas pela Pró-Reitoria de Ensino, com anuência do nosso Reitor, e que todos os estudantes dos programas, tanto dos auxílios, envolvendo o Pace, como também das bolsas, envolvendo a Monitoria, o Pbis e o Programa Estudante-Atleta, estarão recebendo os valores integrais, de acordo com os editais”, afirma Ezequiel. “Obviamente, quando chegar o final do mês de setembro, poderá ocorrer um intervalo referente ao repasse do complemento das verbas do Governo Federal, e aí continua-se com a reposição até o final das parcelas previstas nos editais”, complementa.

Ainda durante a videoconferência, Ezequiel ratificou que os Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR 2015), a serem realizados no Câmpus Cascavel no mês de setembro, e o IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), a ser realizado na última semana de outubro no Câmpus Paranaguá, estão mantidos, cada vez qualificando mais esses eventos, realizados com a participação de todos os câmpus do Instituto.

Pbis – resultado final

Os estudantes que tiveram sua inscrição deferida deverão procurar a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (Sepae) do câmpus para viabilizar a alocação em projeto e a assinatura do Termo de Compromisso – anexo 4 do Edital nº 002/2015.

O Termo de Compromisso deverá ser digitalizado e encaminhado à Daes, através do e-mail daes@ifpr.edu.br, até 26 de junho, pela Sepae dos câmpus, e anexado às documentações do bolsista.

O estudante em lista de espera deverá procurar a Sepae para se informar de sua classificação.  Não caberá interposição de recurso sobre este resultado.

No caso dos estudantes deferidos pelo Edital Nº 23/2015, os pagamentos estão previstos a partir de 29 de junho, pois são contemplados a partir da competência de maio de 2015.

Pace – resultado final

De acordo com o edital, os estudantes contemplados farão jus à retroatividade do auxílio desde o mês de fevereiro. Não caberá interposição de recurso sobre este resultado. Os casos omissos serão dirimidos pela Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais.

Sobre o Pbis

O Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social concede bolsas para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fomentando sua participação no desenvolvimento de atividades escolares e acadêmicas, bem como propiciando e ampliando suas experiências de qualificação profissional e de responsabilidade social. Os projetos acadêmicos/escolares selecionados comporão um Banco de Projetos de Inclusão Social, administrado pela Daes, podendo ser utilizados durante 1 ano letivo após a data de aprovação.

Sobre o Pace

O Programa de Assistência Complementar ao Estudante consiste na concessão de auxílios financeiros referentes à alimentação, ao transporte e à moradia dos(as) estudantes devidamente matriculados(as) nos cursos regulares dos câmpus do IFPR e em situação de vulnerabilidade socioeconômica (a qual envolve condições financeiras, sociais, entre outras).

Para mais informações sobre os programas, acesse a página de editais da Assistência Estudantil no site do IFPR.]]>