Reunião do Codir é realizada em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Reunião do Codir é realizada em Curitiba

Na quarta-feira (7), o Colégio de Dirigentes do IFPR esteve reunido em Curitiba, para reunião ordinária. Na ordem do dia, estavam a apreciação do Calendário Acadêmico e Administrativo 2020; do Comitê de Governança, Riscos e Controles; da execução do orçamento de 2019 e do Quadro de Detalhamento de Despesas. Todos os temas da ordem do dia foram aprovados, inclusive a devolução integral dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Institucional (FDI) aos campi, mantendo-se a possibilidade de realização dos eventos (Jogos e Se²pin) desde que existam novas alternativas para dispor de recursos financeiros.

Também foram abordados o programa Future-se, o fechamento na oferta de cursos de educação à distância 2017 – 2019, Concurso Público, Processo Seletivo 2019/2020 do IFPR, normativas de uso da fundação e projeto Conviver.

Concurso Público do IFPR

Ao realizar seus informes, a pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) destacou que as provas objetivas do concurso público serão realizadas em 18 de agosto, em seis cidades. Mais de 15,8 mil pessoas se inscreveram para concorrer as 133 vagas que estão sendo providas neste concurso.

Grupos de trabalhos

Dois temas tratados no colégio de dirigentes serão estudados em grupos de trabalho. O primeiro, relacionado ao funcionamento e regulamentação de fundação de apoio, está com os trabalhos avançados. Um segundo, com ampla participação e representação da comunidade acadêmica, pretenderá estudar as informações disponíveis acerca do programa Future-se.

Projeto Conviver

Desde abril de 2019, o IFPR está promovendo, por meio da pró-reitoria de Ensino (Proens), discussões sobre comunicação não-violenta, estímulo a qualidade do clima na escola e combate ao bullying, entre outras medidas relacionadas à essas temáticas. As ações são realizadas em parceria com o projeto Conviver, da UFPR. O Encontro do Trabalho Pedagógico realizado em maio, em Campo Largo também trouxe a temática. Será realizada, em todos os campi, uma pesquisa para mapear a qualidade do clima. O formulário piloto foi testado com estudantes do Campus Pinhais e a pesquisa está em análise pelo Comitê de Ética. Em paralelo, outras ações, como a discussão da temática na semana pedagógica em julho, constituição de comissões central e locais e a validação de termo de cooperação técnica pela Procuradoria da UFPR estão sendo empreendidas.