Reunião do CONIF inicia em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Conif

Reunião do CONIF inicia em Curitiba

Na manhã desta terça, dia 17 de abril, iniciou em Curitiba a 23º reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O Instituto Federal do Paraná sedia esta evento que reúne os dirigentes de 38 Institutos Federais, de dois Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets) e da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Os trabalhos são coordenados pelo professor Denio Rebello Arantes, reitor do Instituto Federal do Espírito Santo e presidente do CONIF.

Na abertura do evento, Irineu Mário Colombo, reitor do IFPR, deu às boas vindas aos demais reitores e desejou uma estadia agradável à todos, especialmente tendo em vista o intenso trabalho que será desenvolvido nestes três dias de evento devido a extensa e complexa lista de pautas a serem debatidas pelo dirigentes. Para Colombo, é uma satisfação sediar a reunião ordinária do Conselho,diante da importância e da responsabilidade que as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem na educação, aperfeiçoamento e atuação no mundo do trabalho dos cidadãos brasileiros.

A reunião iniciou com a intervenção da estudante do IFPE, Manuela Braga, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Manuela abordou alguns dos anseios dos estudantes em relação ao Pronatec, a uma metodologia mais dinâmica e voltada para a construção do conhecimento em sala de aula, a melhoria na infraestrutura e também na capacitação dos professores da Rede Federal. Em seguida, os reitores presentes abordaram o tema carreira única para Magistério Superior e EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico), ou duas carreiras equiparadas estrutural e remuneratoriamente.

As relações internacionais e o início das discussões sobre as Diretrizes Curriculares também serão pauta desta manhã (17).

Assim como no Fórum dos Pró-Reitores de Extensão, recente evento também promovido em Curitiba, a abertura contou com a apresentação do Trio de Cordas do IFPR composto pelos professores Berenice Romanelli, Sandro Romanelli e Luis Bourscheidt e com o apoio dos acadêmicos do Curso de Massoterapia e Eventos do Câmpus Curitiba.

Para saber mais sobre a reunião do CONIF, acesse IFPR sedia 23ª Reunião Ordinária do Conif

Confira a galeria de fotos da 23ª Reunião Ordinária do CONIF na página no Facebook do IFPR