Reunião do Fórum de Dirigentes de Ensino do CONIF é sediada em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Conif

Reunião do Fórum de Dirigentes de Ensino do CONIF é sediada em Curitiba

Os Dirigentes de Ensino das instituições ligadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) estão reunidos na cidade de Curitiba para a primeira reunião extraordinária de 2013. O encontro teve início na terça-feira (23) e segue até sexta (26). O Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) é um órgão de natureza consultiva e de assessoramento ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (CONIF). Atualmente, é coordenado pela professora Anna Cristina Cardozo da Fonseca, Diretora de Ensino do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo das reuniões do órgão é debater as questões relacionadas diretamente ao ensino nos Institutos Federais e demais instituições que formam a rede de EPT. “O CONIF faz a interlocução dessas instituições com o Ministério da Educação. Então nós damos esse subsídio nos estudos técnicos, área que nos é pertinente, para que o CONIF possa encaminhar os temas em pauta se julgarem que as nossas contribuições são de fato importante para o desenvolvimento das nossas instituições”, explica Anna Cristina.

O FDE tem por objetivo Assessorar as ações referentes ao ensino no âmbito do CONIF. Nas ações e diretrizes relativas ao ensino, o CONIF conta conosco. Então nós damos esse subsídio nos estudos técnicos, área que nos é pertinente, para que então eles possam nos encaminhar se julgarem necessária, se julgarem que as nossas contribuições são de fato importante para o desenvolvimento das nossas instituições.

Cerca de 30 pró-reitores e diretores de ensino participam do encontro. Nos dois primeiros dias de evento, os gestores discutiram questões ligadas ao impacto da Lei das Cotas nos Processos Seletivos das instituições de EPT, Assistência Estudantil e Matriz Orçamentária para 2014. A previsão é de que esses assuntos sejam retomados na quinta e na sexta-feira, além da discussão de temas ligados à indissociabilidade do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e reestruturação da Educação à Distância.

Fotografias da reunião estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.