Reunião intensifica parceria com Fundação Araucária – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Reunião intensifica parceria com Fundação Araucária

Na última segunda-feira, dia 18, o professor Frederico da Silva, pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação participou de reunião com representantes da Fundação Araucária. A ideia é de aproximar ainda mais as instituições e criar estratégias de apoio mútuo. Uma das iniciativas que foram delineadas é de incluir os servidores do IFPR que tenham doutorado concluído no banco de avaliadores ad hoc da Fundação. Isto seria interessante para a Fundação Araucária devido a capilarização do Instituto Federal, presente em 14 cidades, em todas as regiões do Paraná.

A outra ideia é aumentar o participação de servidores do IFPR como coordenadores de Comitês Assessores de Áreas da Fundação. Hoje existem 270 coordenadores e apenas 2 são do corpo docente do IFPR.

A reunião também discutiu o descompasso existente entre as legislações que regem as instituições, IFPR e Fundação, uma de âmbito federal e outra estadual. Duas servidoras do IFPR foram indicadas para participar de evento que discutiu este tema, no dia 19 de novembro. Celia Carli (Proepi) e Ana Muritiba (Proepi) foram designadas para participar do I Seminário de Planejamento – Fundação Araucária e UFPR, no Campus III – Sede Botânico. A ideia do evento foi mostrar o trabalho da Fundação Araucária, desde a submissão de um projeto até a prestação de contas, nas instituições paranaenses conveniadas. O Seminário também contou com explicações referentes ao administrativo, editais, chamadas,demandas e processo de avaliação da Fundação Araucária.

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná é uma organização com objetivo de amparar a pesquisa e a formação de recursos humanos, visando o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do Estado do Paraná. Seus projetos são desenvolvidos a partir de três grandes eixos: Fomento à Pesquisa Científica e Tecnológica; Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores; e Disseminação Científica e Tecnológica.