Sancionada política de qualidade de vida para profissionais da educação – Instituto Federal do Paraná

Sancionada política de qualidade de vida para profissionais da educação

O Governo Federal sancionou, na segunda-feira (18), a Lei 14.681, que cria a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação.

A lei norteará a elaboração de planos obrigatórios para o sistema público, mas optativos para as instituições privadas. Os documentos devem prever ações de atenção à saúde integral e de prevenção de doenças no ambiente educacional, além de estimular práticas que promovam o bem-estar no trabalho de maneira sustentável, humanizada e duradoura.

Entre as diretrizes previstas na lei, estão:

• estabelecimento de relações interpessoais no trabalho com foco na mediação e na harmonia entre o profissional e seus pares e entre o profissional e seus superiores e subordinados;
  • engajamento dos trabalhadores da instituição com foco no planejamento participativo e em ações direcionadas e integradas que visem à contínua melhoria das condições de trabalho, por meio de práticas de gestão e de relações de trabalho harmônicas; e
  • implementação de medidas de proteção à saúde integral e de orientação quanto aos protocolos a serem adotados no caso de riscos e de agravos que possam comprometer a saúde dos profissionais da educação.

Saiba mais na matéria publicada na página do Senado Federal.

Ações desenvolvidas pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas no IFPR

Em 2021, o Fórum de Gestão de Pessoas da Rede Federal (Forgep) criou um Grupo de Trabalho para elaborar e discutir propostas de Ações de Saúde e Qualidade de Vida dos servidores e colaboradores para toda a Rede Federal.

A partir desse Grupo de Trabalho, nasceu o Unifica – Comitê Nacional de Saúde e Qualidade de Vida dos Institutos Federais, com o objetivo de realizar ações integradas junto aos servidores públicos federais da rede. O IFPR está representado neste Comitê.

Segundo a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Karina Bonilaure, “a Progepe foi reestruturada em abril de 2022 e, na ocasião, foi criada uma Diretoria de Qualidade de Vida e Capacitação do Servidor, com o objetivo de privilegiar essa temática, fortalecendo a construção desta política no âmbito institucional”.

A Semana de Saúde do Servidor do IFPR/UTFPR/UNILA, realizada em 2022, abordou temas relacionados à saúde e bem-estar, com a palestra “Saúde do trabalhador e cuidados no ambiente de trabalho para a promoção de bem-estar”, ministrada por Ricklay da Silva Moraes, médico do trabalho do SIASS/IFPR e a roda de conversa “Comunicação, diálogo e saúde no trabalho: Reflexões e estratégias”, com as psicólogas Danieli Ghedin Sartori e Gisele Cristina Voss, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A programação do Encontro Anual das Seções de Gestão de Pessoas (Segepes) de 2022, realizado em Curitiba, trouxe a mesa redonda com o tema “Um olhar para as pessoas da Gestão de Pessoas: cuidando do outro sem descuidar de si”, com Bruno Eduardo Procopiuk Walter (psicólogo e coordenador do SIASS/IFPR), Camilla Corso Silveira (psicóloga e coordenadora de Capacitação/Progepe) e Ricklay da Silva Moraes, médico do trabalho no SIASS/IFPR.

A edição de 2023 do mesmo evento, desta vez sediado no Campus Foz do Iguaçu, trouxe para os profissionais que trabalham com a gestão de pessoas nos campi e pró-reitorias duas palestras voltadas ao tema: “Ações de Qualidade de Vida na rede federal, com a Diretora de Gestão de Pessoas do IFAL e representante do Unifica, Adriana Nogueira e “Ações educativas e reeducativas para fortalecer e integrar a cultura de saúde, de paz e de sustentabilidade”, com Roberto de Almeida, professor do curso de medicina da Unila.

A Portaria Progepe/IFPR nº 2090, de 05 de setembro de 2023 designou a Equipe Multiprofissional de Promoção, Prevenção e Vigilância de Ambiente e Processos de Trabalho. Esta equipe terá papel fundamental no desenvolvimento/implementação da Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação.

Além dessas ações, novas parcerias e novos projetos estão em andamento na Progepe, buscando por propostas que tragam mais bem-estar, saúde, qualidade de vida no trabalho e valorização dos profissionais da educação.