Sede do II Simpósio de Tecnologia, Inovação, Educação e Software Livre do IFPR será escolhida em novembro – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Deverá ser decidido em novembro o local onde será realizado o II Simpósio de Tecnologia, Inovação, Educação e Software Livre do IFPR (Sities). A escolha da próxima sede será feita pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR (DTIC).

Neste mês outubro, o Câmpus Umuarama sediou a primeira edição do Sities. Com a participação de profissionais e estudantes da área de Tecnologia, o evento pautou a “aplicação de tecnologia e novas práticas na escola utilizando o software livre”.

No total, foram necessários seis meses de planejamento e organização para o simpósio ocorrer. As oficinas e palestras, dividas numa carga horária de 16 horas, tiveram a presença de cerca de 500 pessoas. Em 15 dias, o site do Sities recebeu uma média de 1500 visitantes e 4000 visualizações.

Certificação
Os certificados estarão prontos até o dia 15 de dezembro e serão entregues às instituições parceiras. Quem participou do evento por meio de outra instituição ou empresa, poderá retirar o certificado no próprio Câmpus Umuarama – que fica na Rodovia PR 323 s/n, Parque Industrial, saída para Guaíra.

Sities
O Simpósio apoia e incentiva o desenvolvimento, pesquisa, aplicação e Inovação da área de Tecnologia e Informática utilizando ferramentas criadas com base no conceito de Software Livre. Dentre os temas abordados estão: Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Design e Web Design, Ensino/Aprendizagem com Software Livre, Produtividade com Software Livre, Segurança em Redes Sem Fio, Formato de Documentos Abertos, Programação e Desenvolvimento de Sistemas e Desenvolvimento de Jogos.

Além de ser incentivada pelo Governo Federal, a adoção do software livre depende do envolvimento de técnicos e docentes e de sua utilização dentro de instituições de ensino. Há ações recentes e isoladas, mas a Comissão Organizadora do Simpósio defende que o intercâmbio de experiências é essencial para unificação das áreas de Tecnologia nas instituições e também para divulgação de boas ideias e aplicações.  Em síntese, a intenção do Sities é de motivar, capacitar e nivelar conhecimento dos envolvidos: estudantes, professores e demais profissionais para que toda a sociedade possa sair ganhando.