Segundo dia do VIII Se²pin tem apresentações orais, palestra e muitos projetos
Publicado em
A terça-feira (13) foi de intensa programação no VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os participantes puderam acompanhar sessões temáticas, oficinas, apresentações de pôsteres, trabalhos da Mostra IFTech, palestra e apresentação cultural.
Um momento muito esperado pelos estudantes foi a apresentação de banners de projetos. Na oportunidade, eles explanaram sobre resultados obtidos e foram avaliados por servidores credenciados. O professor Miguel Batista de Oliveira, do Campus Foz do Iguaçu, foi um dos avaliadores. “Gostei muito da qualidade dos trabalhos apresentados, todos muito interessantes, com os estudantes muito bem preparados. Dá para ver que o investimento da instituição para a realização do Se²pin tem muito retorno, porque é muito importante tirar os projetos de seus campi e promover a troca de experiências entre os participantes”.
Para o estudante do 3º período de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Paranaguá, Lennon Jesus de Meira, que pesquisa o impacto dos microplásticos nos ambientes estuarinos e marinhos, o Se²pin é uma ótima oportunidade para divulgar os resultados de seu projeto e, ainda, promover a conscientização em torno da temática ambiental. “Valeu muito a pena falar sobre nosso trabalho aqui. Pretendo voltar em edições futuras apresentando, quem sabe, novos resultados ou novos projetos”, revelou o acadêmico.
O estudante do curso Técnico em Química do Campus Umuarama, Arthur Engler, apresentou um trabalho cujo objetivo é estudar as propriedades medicinais da cúrcuma, também conhecida como açãfrão-da-terra. “Essas propriedades da cúrcuma não são muito estudadas, mas elas apresentam grande potencial para uso da indústria farmacêutica.
Inteligência Artificial e cultura
No turno da noite, ocorreu a palestra “A revolução da Inteligência Artificial: explorando novas fronteiras e oportunidades de mercado”, ministrada pelo co-fundador e CEO da Munai, Cristian Rocha. Na oportunidade, o cientista da Computação falou sobre as tendências em Inteligência Artificial, as potencialidades e os desafios. Ao final, o especialista esclareceu dúvidas dos participantes, apresentando estudos de casos e exemplos de aplicação da IA.
A apresentação cultural do Grupo Artístico do “Tô Dentro”, do IFPR – Campus Curitiba, encerrou a programação do dia com muita música boa.
Fotos
Acesse as fotos do Sepin nesta pasta do Google Drive.
Por questões de armazenamento, este conteúdo ficará disponível no Drive até 04/08/2023. Então, encontre as fotos que lhe interessam e faça download antes desta data.