Senai assina Termo de Cooperação com o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Senai assina Termo de Cooperação com o IFPR

O Senai Paraná firmou nesta quarta-feira, dia 2, uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Entre outras ações, o acordo prevê a cooperação técnica entre as duas instituições e a possibilidade do uso compartilhado de instalações em alguns municípios do Estado. Além disso, a parceria pretende evitar que sejam abertos cursos de formação profissional em duplicidade para atender demandas de setores empresariais.

O termo de parceria foi assinado na manhã desta quarta no Cietep, em Curitiba, pelo diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, e pelo reitor do IFPR, Alípio Santos Leal Neto. Também participaram da solenidade o diretor de operações do Senai, Marco Secco, o diretor de Inovação da Fiep, Ronald Dauscha, e o assessor de relações internacionais do IFPR, Antonio Carlos Gondim.
Alípio Leal Neto acrescenta que essa medida vai fazer com que Senai e IFPR possam otimizar seus recursos e esforços.O reitor afirma ainda que a parceria vai ajudar na expansão dos cursos de formação profissional no Paraná. “A parceria será importante para preenchermos possíveis lacunas existentes na educação profissional em nosso estado. Quanto maior a nossa cooperação, melhor para a indústria e para a sociedade”, declara.

Instalações compartilhadas
O IFPR foi criado em 2008 através da Lei Federal 11.892 e hoje possui quatro campi em funcionamento nas cidades de Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Londrina. A partir de março do próximo ano, entram em atividade as unidades de Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba e Jacarezinho. “Temos condições de avançar ainda mais no Estado, dependendo dos arranjos que conseguirmos com os municípios e o governo estadual”, afirma Leal Neto. Nos próximos anos, a meta do instituto é chegar a vinte cidades paranaenses.
Pela parceria firmada nesta quarta, a expansão do IFPR poderá ser positiva também para o Senai, que já possui 35 unidades fixas no Paraná. O acordo prevê o uso compartilhado de instalações pelas duas instituições. “Em cidades onde o Senai não está presente, poderemos oferecer cursos usando as instalações do IFPR”, explica João Barreto Lopes. “Da mesma forma, eles também poderão usar nossas instalações. O que estamos fazendo é uma multiplicação de nossas possibilidades”, acrescenta.

Para o reitor Alipio Leal esta parceria poderá aumentar a oferta de oportunidades de profissionalização à população do estado do Paraná. “Temos forte presença nos segmentos de serviços, em especial na área de saúde e de gestão, enquanto que o Senai, marcadamente é referência principalmente na área industrial. Isso torna o Senai um parceiro ideal para as novas iniciativas do IFPR no setor secundário da economia. Nas localidades em que o atendimento aos Arranjos Produtivos Locais (APL´s) exigirem instalações especializadas estas poderão ser compartilhadas pelo termo de  cooperação, o que evita a competição predatória e desperdício de recursos públicos.”

(Colaboração: Assessoria/Senai)