Comissão Organizadora do SE²PIN divulga relação provisória de trabalhos inscritos – Instituto Federal do Paraná

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (PROEPI) divulgou na sexta-feira, dia 20 de setembro, a relação provisória de trabalhos inscritos e de alunos que receberão ajuda de custo para participar do II SEPIN. A lista pode ser consultada na página do Evento.

O II Seminário de Extensão, Pesquisa e Inovação (SEPIN) do IFPR será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro de 2013, no Câmpus Paranaguá. O SEPIN é o maior evento do IFPR, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (PROENS). O seminário busca promover o encontro de pesquisadores e extensionistas de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de seus trabalhos e a troca de experiências. “A segunda edição do SEPIN foi concebida a partir de uma perspectiva de formação plena, em que a pesquisa, a extensão e a inovação atuam de forma conjunta com o ensino. Nosso grande objetivo é que o seminário seja um espaço para que a comunidade interna do IFPR inicie a discussão de como estas áreas podem atuar de forma integrada”, explica o Diretor de Pesquisa do IFPR, professor Ezequiel Burkarter.

Essa nova perspectiva vem expressa na logomarca do evento, que em 2013 ganhou um expoente 2 junto à letra “E”. Agora, além de extensão, ela também significa o ensino. A nova grafia vai além da tentativa de manter o nome do evento. É também uma alusão à famosa equação formulada por Albert Einsten para explicar a Teoria da Relatividade. “Essa teoria foi um rompimento com a visão mecanicista do universo: o espaço e tempo não são mais encarados como entidades absolutas, elas são entidades relativas. Você tem ali uma quebra de paradigmas. Então, a mensagem que tentamos expressar algebricamente é que um rompimento com o paradgma de separação: é possível, sim, integrar o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão”, afirma Burkarter.

Novidades

Em 2013, além da apresentação de pôsteres dos trabalhos inscritos, estão previstas, ainda, a realização de uma feira que reunirá o trabalho das participantes do Mulheres Mil nos Câmpus do IFPR e também a Feira do IFTech, que reunirá os melhores trabalhos apresentados nos câmpus do IFPR. Além disso, nesta segunda edição, o SEPIN apresenta e põem em prática seu caráter itinerante, sendo realizado no Câmpus Paranaguá. O Câmpus, um dos mais antigos em funcionamento, completa cinco anos de atuação junto à comunidade do litoral paranaense.

Outras informações estão disponíveis no Regulamento do II SEPIN.