Regulamento

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V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO SE²PIN/IFPR

“Integrando Saberes

17 a 20 de outubro de 2016 – Cascavel – PR

 

O Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE²PIN) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) é um evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI) e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROENS). Seu principal objetivo é a promoção do encontro da comunidade acadêmica de toda a instituição, possibilitando e estimulando a divulgação de trabalhos e a troca de experiências.

Nesta quinta edição, que será realizada nos dias 17 a 20 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de Cascavel e no Campus Cascavel do IFPR, o evento contará com cinco modalidades de apresentação e discussão de trabalhos. Também serão mantidas na programação as visitas técnicas com o objetivo de proporcionar aos estudantes um maior conhecimento sobre a realidade econômica, social e cultural da região do campus sede do evento.

REGULAMENTO

  1. Dos Objetivos
    • O V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR – SE²PIN/IFPR tem por objetivos:
      1. divulgar as atividades relacionadas à extensão, ao ensino, à pesquisa, à inovação e à cultura desenvolvidas nesta instituição;
      2. aprimorar o processo de construção de políticas em torno da temática desta semana promovendo o intercâmbio de saberes e experiências;
      3. ser um espaço de reflexão, avaliação, integração e de elaboração de novas propostas considerando os objetivos do IFPR e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação;
      4. promover o interesse pela ciência, tecnologia, inovação, extensão, inclusão e cultura entre discentes, docentes e técnicos administrativos, de todos os campi do IFPR.

  1. Da Realização
    • O V SE²PIN será realizado nos dias 17 a 20 de outubro de 2016, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, localizado na Rua Fortunato Beber, 987 – Pacaembu, Cascavel – PR, e também no Campus Cascavel, Av. das Pombas, 2020 – Floresta, Cascavel – PR, de acordo com a programação a ser definida e publicada pela Comissão Organizadora no site do evento sepin2016.ifpr.edu.br.
  1. Das Modalidades
    • O evento será composto por 04 (quatro) modalidades de apresentação e discussão de trabalhos e 01 (uma) Competição de Robótica, sendo:
  2. comunicação oral: apresentação oral de produção científica, tecnológica, relatos de experiências extensionistas, culturais e de inclusão (o trabalho apresentado nesta modalidade é também apresentado na modalidade pôster pelo mesmo autor);
  3. pôster: apresentação com exposição gráfica de produção científica, tecnológica, relatos de experiências extensionistas, culturais e de inclusão;
  4. mostra IFTECH: apresentação de dois a quatro protótipos/modelos mais bem avaliados da IFTECH de cada campus, sendo apenas 01 (um) estudante por trabalho;
  5. atividades culturais/artísticas: apresentação de atividades desenvolvidas nos diversos campi do IFPR, conforme regulamento específico, disponível no site do evento sepin2016.ifpr.edu.br;
  6. competição de robótica: competição entre as três primeiras equipes classificadas, por modalidade, na Fase 2 da III Olimpíada IFPR de Robótica, sendo o limite de 02 (dois) estudantes por equipe.
  1. Dos Participantes
    • Participarão do V SE²PIN estudantes regularmente matriculados no IFPR e servidores da instituição, desde que tenham sido selecionados e cadastrados pelos seus respectivos campi após a realização dos eventos locais.
    • Os participantes custeados com recursos do evento deverão participar das atividades durante todos os dias de forma integral.
    • Estudantes menores de 18 anos, residentes fora da Cidade de Cascavel, que forem participar do evento, deverão ter autorização dos pais ou responsáveis, fornecida pelo campus, assinadas por estes e pelo Diretor-Geral de seu campus, além de estarem acompanhados de, pelo menos, um servidor de sua unidade durante o evento.
    • O acompanhamento dos estudantes por servidores ocorrerá, obrigatoriamente, na proporção de 7×1, ou seja, a cada 07 (sete) estudantes, haverá 01 (um) servidor acompanhante.
      1. O acompanhamento pelos responsáveis deverá ocorrer durante o deslocamento, ida e volta, bem como durante todos os dias do evento.
      2. Os servidores responsáveis deverão hospedar-se no mesmo local dos estudantes, conforme definições estabelecidas pela organização do evento.
      3. É imprescindível que os servidores acompanhem os estudantes nos horários livres.
      4. O descumprimento dessas orientações implicará em falta grave do servidor.
    • Os servidores designados para realizar o acompanhamento serão, preferencialmente: o Coordenador de Pesquisa e Extensão, o Coordenador de NIT, participantes de apresentação cultural/artística e servidores orientadores de bolsistas.
    • Os servidores acompanhantes atuarão obrigatoriamente como avaliadores de trabalhos durante o V SE²PIN.

  1. Dos visitantes
    • A visita de estudantes e servidores da unidade sede, não especificados no item 4.1, será controlada pelo Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus
    • É permitido ao campus sede convidar a comunidade para visitar o evento, cabendo a este o controle das visitas.
    • As escolas da região serão convidadas para visitarem o evento em data e horário a serem definidos na programação. No momento da visita os estudantes do IFPR deverão estar presentes em seus locais de apresentação.
  1. Do credenciamento
    • No ato do credenciamento, somente os participantes definidos no item 4.1 receberão o kit com os materiais para o evento.
    • Os avaliadores receberão também as fichas de avaliação dos trabalhos.
    • Não serão realizadas inscrições no momento do credenciamento.

  1. Dos trabalhos selecionados
    • O representante de cada campus, indicado pela Direção-Geral, cadastrará os trabalhos e estudantes selecionados nos eventos locais em 2016 para participação no V SE²PIN.
    • As inscrições serão realizadas de 15/09/2016 a 30/09/2016 pelo representante de cada campus por meio do sistema próprio do evento, a ser disponibilizado pela organização.
    • O preenchimento de forma correta e completa é de responsabilidade do representante do campus. Os dados inseridos servirão para a geração dos certificados e anais de evento.
    • O número de trabalhos por campus (Pôster, comunicação oral e IFTECH) será indicado pela PROEPI, via Memorando Eletrônico, aos Diretores-Gerais e Diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão.
    • Cada trabalho (Pôster, comunicação oral e IFTECH) selecionado deverá ser apresentado por um único estudante.
    • No ato de cadastro do trabalho no sistema, deverão ser indicados: o responsável pela apresentação do trabalho, um suplente do apresentador, demais autores e o orientador.
    • Em caso de indicação de apresentação de trabalho na modalidade comunicação oral, o apresentador do trabalho será o mesmo que fará a apresentação na modalidade pôster.
  1. Dos Resumos
    • O resumo cadastrado no ato da inscrição deverá obedecer às seguintes instruções:
  2. Inserir: título, autores, e-mail para contato;
  3. O corpo do texto deverá ter um mínimo de 200 (duzentas) e um máximo de 500 (quinhentas) palavras;
  4. O texto deverá ser apresentado em um único parágrafo e indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, ater-se a informações essenciais para o entendimento do trabalho, mostrar os resultados mais importantes (se houver) e finalizar com uma conclusão;
  5. O resumo não poderá conter referências, gráficos, tabelas ou imagens;
  6. Incluir de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave;
  7. Para os estudantes bolsistas deverá ser indicada a fonte financiadora;
  8. O resumo poderá ser redigido em português, inglês ou espanhol.
    • Os seguintes critérios serão observados para efeito de publicação do resumo nos anais do evento:
  9. conteúdo em conformidade com o título do trabalho;
  10. capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação de linguagem do texto;
  11. consistência metodológica;
  12. redação científica de acordo com a norma culta da Língua;
  13. formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas para o evento.
    • Os anais do V SE²PIN/IFPR, contendo os resumos dos trabalhos aprovados, estarão disponíveis no site do evento sepin2016.ifpr.edu.br.
  1. Da Comunicação Oral
    • A comunicação oral visa desenvolver entre os inscritos, além da prática de exposição dialogada dos trabalhos, um senso de comunidade científica e uma interação entre a comunidade do IFPR.
    • O trabalho apresentado nesta modalidade é também apresentado na modalidade pôster pelo mesmo autor.
    • O local e o horário das apresentações serão divulgados no site do evento. Um aparelho projetor e um computador estarão disponíveis para utilização durante a apresentação. Os expositores deverão comparecer ao local estipulado 15 (quinze) minutos antes da abertura da sessão para salvar as apresentações no computador.
    • Cada apresentação terá duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para exposição e 5 minutos para arguição por parte da Comissão Avaliadora.
    • Na sala haverá um coordenador que organizará a ordem e o tempo de apresentação e de perguntas.
    • A exposição do trabalho será feita pelo autor apresentador ou, na sua ausência, pelo seu suplente, ambos previamente cadastrados no sistema. Em caso de impossibilidade de comparecimento dos autores apresentadores, os mesmos deverão comunicar a Comissão Organizadora, apresentando uma justificativa.
    • Em caso de impossibilidade da presença do autor apresentador cadastrado, a organização do evento deverá ser notificada via e-mail (proepi@ifpr.edu.br) até o dia 07/10/2016, sobre a substituição pelo seu suplente para que sejam realizadas as devidas alterações.
    • A comunicação oral será avaliada conforme o Anexo I – Avaliação de trabalhos do V SE²PIN – Comunicação Oral.
  1. Do Pôster
    • A exposição dos pôsteres tem o objetivo de fomentar a comunidade acadêmica do IFPR. Estão implícitas nesta atividade a apreciação da produção técnico-científica e a difusão dos conhecimentos e práticas empreendidos em nosso Instituto.
    • Os pôsteres deverão ser fixados em local previamente informado, com o número de identificação do trabalho fornecido no credenciamento.
    • Os horários das apresentações serão divulgados na programação do evento, disponível no site sepin2016.ifpr.edu.br.
    • Os pôsteres deverão ser confeccionados nas seguintes dimensões: 0,90 m de largura por 1,20 m de altura. A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem considerar a visualização do trabalho à distância de um metro.
    • O título do pôster deve ser idêntico ao título cadastrado no sistema.
    • O conteúdo do pôster poderá estar em português, inglês ou espanhol.
    • Cada autor é responsável pela afixação, manutenção e retirada do seu pôster.
    • É obrigatória a permanência do apresentador no período de exposição do trabalho de acordo com a programação do evento e nos casos em que a Comissão Avaliadora julgar necessários. A ausência do apresentador no horário de exposição implicará na impossibilidade de avaliação, certificação e premiação.
    • Em caso de impedimento do estudante apresentar seu pôster, devidamente justificado, o trabalho deverá ser apresentado pelo suplente.
    • O custeio da confecção dos pôsteres ficará por conta dos seus autores.
    • O pôster será avaliado conforme os Anexos II, III ou IV:
  2. Anexo II – Avaliação de trabalhos do V SE2PIN – Seção de Pôsteres;
  3. Anexo III – Avaliação de trabalhos do V SE2PIN – Seção de Pôsteres;
  4. Anexo IV – Avaliação de trabalhos do V SE2PIN – Seção de Pôsteres.
  1. Da Mostra IFTECH
    • A Mostra IFTECH 2016 consiste na apresentação dos trabalhos melhores avaliadas nas Feiras de Inovação Tecnológica do IFPR – IFTECH, realizadas nos campi do IFPR.
    • A Mostra IFTECH tem como objetivos:
  2. promover a cultura da inovação no IFPR;
  3. disponibilizar um espaço de apresentações e exposição de protótipos e/ou modelos desenvolvidos em projetos desenvolvidos pelos estudantes do IFPR sob coordenação dos professores orientadores e que apresentam algum dos seguintes tipos de inovação: de produto; de serviço; de processo; de marketing; de negócio e/ou organizacional;
  4. oferecer uma oportunidade de troca de experiências ligadas a conhecimentos científicos e tecnológicos inovadores;
  5. estimular a criatividade empreendedora e inovadora dos estudantes, técnicos e professores.
    • Os protótipos e/ou modelos serão apresentados em balcões e em local previamente informado.
    • Os horários das apresentações da Mostra IFTECH serão divulgados na programação do evento, disponível no site sepin2016.ifpr.edu.br.
    • Além dos protótipos, poderão ser apresentados pôsteres. Estes deverão ser confeccionados nas seguintes dimensões: 0,90 m de largura por 1,20 m de altura. A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem considerar a visualização do trabalho à distância de um metro.
    • O título do pôster deve ser idêntico ao título cadastrado no sistema.
    • O conteúdo do pôster poderá estar em português, inglês ou espanhol.
    • É obrigatória a permanência do apresentador no período de exposição dos protótipos e/ou modelos de acordo com a programação do evento e nos casos em que a Comissão Avaliadora julgar necessários. A ausência do apresentador no horário de exposição implicará na impossibilidade de avaliação, certificação e premiação.
    • Cada autor é responsável pela afixação/montagem, manutenção e retirada do seu pôster e/ou protótipo.
    • Os critérios de avaliação dos trabalhos estão descritos no Anexo V – Avaliação de trabalhos do V SE²PIN – Mostra IFTECH.
  1. Da Competição de Robótica
    • A Competição de Robótica consiste na apresentação das três equipes classificadas, por modalidade, na III Olimpíada IFPR de Robótica.
    • As modalidades são: 1) Resgate; 2) Seguidor de Linha – Lego e 3) Seguidor de Linha – Pró-arquitetura aberta.
    • A competição seguirá os moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) (Modalidade Resgate e RoboCore (Modalidades Seguidor de Linha: Lego e Pró-arquitetura aberta).
    • A Competição de Robótica tem por objetivos:
  2. proporcionar um espaço de apresentação, exposição e difusão das ações desenvolvidas em robótica educacional para estudantes, servidores e comunidade externa;
  3. estimular o interesse dos estudantes para a concepção, construção e programação de protótipos a partir de kits de robótica educacional;
  4. oferecer uma oportunidade para troca de experiências científicas e tecnológicas ligadas à inovação.
    • A Competição de Robótica será realizada em local previamente informado.
    • O horário da competição será divulgado na programação do evento, disponível no site sepin2016.ifpr.edu.br.
  1. Das Oficinas e Sessões Temáticas
    • Serão realizadas Oficinas e Sessões Temáticas com temas variados.
    • As inscrições serão abertas para servidores e/ou estudantes do IFPR que queiram propor Oficinas e Sessões Temáticas. As propostas serão aprovadas pela Comissão Organizadora conforme os seguintes critérios:
  1. a) Capacidade de adequação aos espaços disponíveis no Campus e/ou demais locais do Evento;
  2. b) Temática apropriada ao público do evento;
  3. c) Abordagem de temas relacionados à realidade do IFPR;
  4. d) No caso de haver um número de propostas aprovadas maior do que o número de oficinas e sessões temáticas que o evento comporta, o critério de escolha será a ordem de inscrição.
  • O proponente deverá preencher e enviar o formulário de inscrição disponível no site sepin2016.ifpr.edu.br.
  • O período de inscrições terá início no dia 23/08/2016 e término às 23h59min do dia 06/09/2016.
  • O resultado da seleção será divulgado no site sepin2016.ifpr.edu.br.
  1. Das Visitas Técnicas
    • Durante o V SE²PIN/IFPR serão realizadas visitas técnicas que ocorrerão ao longo do terceiro dia de evento. Os participantes serão organizados em grupos de acordo com a capacidade do(s) local(is).
    • O(s) local(is) da Visita Técnica serão divulgados na programação do evento, disponível no site sepin2016.ifpr.edu.br.
    • No ato do credenciamento, os participantes serão informados sobre os horários e divisão dos grupos.
  1. Da Avaliação e Certificação dos Trabalhos
    • Os trabalhos serão avaliados, de acordo com a grande área ou área temática da extensão em que foram inscritos, por 02 (dois) avaliadores da mesma grande área ou área temática.
    • Os avaliadores deverão analisar os trabalhos sob sua responsabilidade durante o evento em data e horário estipulados previamente.
    • Os avaliadores deverão participar de uma reunião para esclarecimentos sobre o processo de avaliação, que será realizada meia hora antes do início do período de avaliação.
    • Cada avaliador emitirá uma nota final (0 a 10, com até 2 casas decimais. Ex.: 7,78), a qual será considerada para a pontuação e premiação dos trabalhos.
    • O avaliador terá acesso ao sistema SE²PIN, durante todo o período de avaliação, para inserir as notas dos trabalhos que avaliou.
    • Os autores que não estiverem no local de exposição do trabalho não serão avaliados e o trabalho não receberá nota nem certificado, bem como não será incluído nos Anais.
    • Para todas as modalidades de apresentação e discussão de trabalhos, exceto Competição de Robótica, será emitido certificado com o nome do trabalho e dos autores.
    • Para os trabalhos apresentados na modalidade comunicação oral será emitido certificado com o nome do trabalho e do apresentador.
    • Serão emitidos certificados para palestras, oficinas e sessões temáticas, com o tema da atividade e o nome dos apresentadores. Os participantes não receberão certificados.
    • Os avaliadores de trabalho receberão certificação com carga horária.
  1. Da Premiação
    • Os trabalhos mais bem avaliados em cada uma das grandes áreas do conhecimento e áreas temáticas da extensão serão premiados com troféu.
    • Os trabalhos mais bem avaliados da Mostra IFTECH, de acordo com o número de vagas disponíveis, serão indicados pelo IFPR como participantes finalistas na 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE).
    • Os trabalhos indicados à FEBRACE serão divulgados no site sepin2016.ifpr.edu.br, após confirmação da Comissão Organizadora da Feira.
    • Os 3 (três) trabalhos mais bem avaliados na Comunicação Oral receberão Menção Honrosa.
  1. Do transporte, hospedagem e alimentação
    • O evento custeará a hospedagem e a alimentação somente para os apresentadores de trabalho científico/cultural e servidores acompanhantes previamente indicados e cadastrados pelos campi.
    • O transporte será custeado pelos Havendo disponibilidade orçamentária, a PROEPI poderá auxiliar neste custeio.
    • Servidores que participarem do evento por meio de diárias não poderão usufruir de hospedagem e alimentação custeados pelo evento.
  1. Das Disposições Finais
    • Apenas os resumos dos trabalhos que atendam às instruções contidas no item 8 deste regulamento serão incluídos no anais do evento, disponível no site: sepin2016.ifpr.edu.br.
    • Todos os certificados serão disponibilizados via sistema a partir de 30 dias após o término do evento.
    • Os casos omissos e as situações não previstas neste regulamento serão apreciados e resolvidos pela Comissão Organizadora.

Curitiba, 22 de agosto de 2016

Comissão Organizadora do V SE²PIN