Eventos paralelos completam a programação do VII Se²pin

Além das apresentações de trabalhos, palestras, atividades culturais e artísticas e outras atividades que compõem a programação oficial do Se²pin, a sétima edição do maior evento acadêmico e científico da instituição também foi palco para eventos paralelos, que aproveitam a estrutura e o fluxo de grande número de pessoas da comunidade interna a uma mesma localidade para sua realização. Em sua maioria reuniões de entidades ligadas ao IFPR, os eventos paralelos enriquecem a gama de temas discutidos durante a semana intensa que é o Se²pin.

Na quarta-feira (17), os membros do Colégio de Dirigentes do IFPR estiveram reunidos no Centro de Convenções e Eventos de Londrina. O encontro, que fez parte do calendário de reuniões ordinárias do órgão, garantiu a presença dos 25 gestores na cerimônia de abertura. Para os dirigentes de unidades administrativas ligadas à Reitoria, esta foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido por docentes e estudantes nos campi. Para o pró-reitor de administração, Carlos Eduardo Zanatta, além da otimização dos recursos financeiros, os eventos paralelos contribuem para um maior conhecimento por parte dos servidores sobre o funcionamento da Instituição e para a troca de informação entre os campi.

O II Encontro do Centro de Línguas do IFPR ocorreu em dois momentos. No primeiro dia da reunião, ocorreu a palestra de abertura intitulada “Formação docente para o ensino de línguas para fins específicos e produção de material didático”, na qual as pesquisadoras Vera Cristovão (UEL) e Natalia Labella-Sánchez (UFRGS) abordaram teorias voltadas ao ensino de Línguas para diferentes finalidades e a produção de material. Já no período da tarde, os participantes abordaram o tema do Programa Idiomas sem Fonteiras (ISF).

Foto de uma sala com pessoas sentadas e uma falando a frente
II Encontro do Celif

O segundo dia da reunião ocorreu no Campus Londrina e contou com uma mesa-redonda com o pró-reitor de Ensino, Amarildo Magalhães, e com a coordenadora geral do Celif, Ana Tarini. Como resultado do encontro, foi criado um grupo de trabalho destinado a tratar, exclusivamente, da elaboração da política linguística no IFPR e uma comissão para definir diretrizes de planejamento do Celif para o ano de 2019.

E no dia 18, coordenadores e estudantes dos três cursos de mestrado do IFPR estiveram reunidos. Durante a manhã, os coordenadores dos cursos estiveram reunidos com servidores da Diretoria de Pós-Graduação do IFPR. À tarde, os nove estudantes que representaram os cursos de mestrado no Se²pin se juntaram ao grupo, para discussão de temas ligados ao andamento dos cursos, que se encaminham para a defesa das primeiras teses. “Esse ano é um marco para a Instituição, pois estamos trazendo trabalhos dos mestrados. São conhecimentos em níveis diferentes. Há pouco [durante a mostra de pôsteres], alunos do Ensino Médio quiseram saber mais, interessados na pesquisa, essa troca de conhecimentos é muito rica. O projeto de mestrado da minha aluna, por exemplo, é com aluno do Ensino Médio, ela ajuda a orientar. Essa troca de informação é inovadora também, não vejo isso nas universidades, por exemplo”, afirma Otávio Sakai, coordenador do Curso de Mestrado em Sustentabilidade, do Campus Umuarama.

Foto de uma sala com pessoas sentadas e uma falando a frente
Otávio Sakai no Encontro dos Mestrados