Visitas técnicas do VII Se²pin apresentam um pouco da expressão artística e histórica de Londrina

Uma viagem ao passado para saber um pouco mais sobre a memória histórica, artística e arquitetônica da cidade de Londrina. Assim foram as visitas técnicas realizadas durante a realização do VII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), divididas entre o Museu de Arte de Londrina e o Museu Histórico Padre Carlos Weiss.

Os alunos foram recepcionados como uma explicação de que o Museu de Arte foi construído em 1952, como terminal rodoviário e teve suas instalações tombadas pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico, sendo o primeiro edifício da arquitetura moderna do Estado do Paraná.

Foto de um museu com alunos olhando para uma bancada de vidro
Alunos na visita técnica

Após o tour pelo Museu de Arte, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Histórico Carlos Weiss, localizado no prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.

A estudante do Campus de União da Vitória, Luana Marques, se encantou com as obras expostas no Museu de Arte e com o rico acervo exposto no Museu Histórico. “Gostei bastante das visitas porque pude ver obras artísticas muito bonitas e fazer uma relação com a história da minha cidade, que também sentiu a influência da ferrovia em sua economia. Acho que é muito importante essa valorização da memória e acredito que isso pode até inspirar o desenvolvimento de projetos no meu campus”, destacou.

Foto de estudantes em fila em um antigo vagão de trem
Participantes conhecem a história de Londrina

Para a aluna Victória Spadari, do Campus de Coronel Vivida, a visita aos espaços culturais foi como uma “viagem no tempo”. “Foi muito interessante ver que em cada sala que a gente entrava, era contada um pouco de uma época da cidade. Aprendi bastante sobre a economia de Londrina, principalmente, sobre a influência do café e como ela cresceu de forma rápida. Percebi, também que eles valorizam muito a cultura local”, conta a estudante do curso técnico em Administração.