Servidores debatem criação e gestão de revistas científicas no âmbito do IFPR – Instituto Federal do Paraná

proeppi

Servidores debatem criação e gestão de revistas científicas no âmbito do IFPR

Iniciou esta manhã (31), em Curitiba, o Curso de Capacitação para Desenvolvimento, Editoração e Gerenciamento da Revista Científica do IFPR. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação por meio de sua Diretoria de Pesquisa e Inovação (Dipi), Diretoria da Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) e Educação à Distância (EaD). O curso pretende ofertar formação aos servidores ligados às áreas de ensino, pesquisa e extensão dos câmpus do IFPR, visando incentivar a atividade e a cultura da pesquisa na instituição.

Participam do curso professores dos câmpus Foz do Iguaçu, Londrina, Curitiba, EaD, Umuarama, Irati, Ivaiporã, Campo Largo, Palmas e Jacarezinho, técnicos-administrativos das Bibliotecas de Paranavaí, Curitiba e Umuarama, membros do Comitê de Pesquisa e Extensão de Curitiba e representantes da Reitoria e Pró-Reitorias (Proepi, Proens, Proad e Propladi).

Abertura abordou características da revista científica digital

O professor Irineu Colombo, reitor do IFPR, ministrou a palestra de abertura do evento introduzindo características e indicadores para manter o prestígio de revistas científicas digitais.

Colombo se baseou em artigo dos autores Ernest Abadal Falgueras e Lluis Rius Alcaraz, da Revista de Universidad y Sociedad Del Conocimiento e enfatizou ao público presente que o IFPR precisará de muito esforço e também humildade para criar e gerir revistas digitais que atendam as exigências dos indicadores de qualidade.

O reitor resgatou desde elementos básicos como critérios de seleção para contribuições dos pesquisadores, a veracidade das informações e citações bibliográficas, até fatores como a possibilidade de recuperação e busca de informações e facilidade de navegação, e a importância da formatação e design – assim como inserção de recursos complementares como vídeos e esquemas e acessibilidade aos arquivos. Também salientou o quanto é fundamental a manutenção da periodicidade, a existência de um processo atento de revisão e de um corpo de editores especializados para a publicação. Colombo encerrou a breve apresentação analisando alguns dos indicadores citados durante a palestra em relação a exemplos de indexadores e revistas científicas digitais, mencionando fatores de avaliação de receptividade das publicações.

Curso iniciou enfatizando gestão de periódicos científicos

O bibliotecário Edilson Damásio,  da Editora da Universidade Estadual de Maringá (EDUEM), que irá ministrar o curso, iniciou enfocando na importância do planejamento e  tomada de decisão, nos mais diferentes níveis, relacionados à gestão de periódicos científicos.

O segundo dia do curso será dedicado a uma oficina sobre o Open Journal System (OJS), plataforma gratuita que poderá hospedar os periódicos do IFPR. Também serão tratadas questões específicas, como fluxo editorial, qualis e avaliação.

Confira a programação completa do evento que termina nesta terça (1º de novembro).

Fotos: Matheus Gasparin (Comunicação/Gabinete Reitoria)