Servidores ligados à Diretoria de EaD do IFPR reúnem-se na reitoria para discutir mudanças na equipe diretiva – Instituto Federal do Paraná

Na tarde de terça-feira (18), servidores da Diretoria de Educação à Distância (EaD), coordenadores dos pólos de EaD, tutores e pró-reitores da instituição reuniram-se no Auditório da reitoria para uma reunião em que se tratou da reestruturação administrativa pela qual passa a Diretoria de EaD. O reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, apresentou aos servidores o novo diretor de educação à distância, Marcelo Camilo Pedra, cujo nome foi confirmado à comunidade acadêmica do IFPR na última quinta-feira (13).

O reitor explicou que a mudança na equipe diretiva é uma das medidas adotadas pela instituição na busca de soluções mais eficientes para os problemas que vinham sendo informados à Gestão pelos servidores e estudantes ligados aos cursos oferecidos na modalidade de Educação à Distância. De acordo com o reitor, a nova equipe assume com objetivo de trazer melhorias na forma como o serviço é prestado e ampliar o número de cursos e estudantes atendidos. “É isso o que queremos: crescer com cada vez mais qualidade”, afirma. Colombo também destacou a trajetória profissional do novo diretor. “O Marcelo Pedra é servidor do Ministério da Educação e foi cedido ao IFPR. Ele já trabalhou no programa Brasil Profissionalizado; criou e ampliou o programa E-TEC Brasil e foi o responsável pelo avanço do Programa Prófuncionário Brasil afora”, resume.

No mesmo sentido, Marcelo Camilo Pedra afirmou que o processo de reestruturação levará cerca de dois meses para ser concluído e tem como motivação primeira a satisfação das necessidades educacionais dos estudantes: “Esta reestruturação está sendo realizada para atender aos estudantes. Aqueles que porventura abandonaram os cursos serão chamados a retornar para a sala de aula”, em referência aos estudantes que evadiram dos cursos em razão dos problemas ocorridos, como eventuais atrasos na entrega de material. Entre as melhorias previstas, estão a implementação de mudanças significativas no Portal de EaD, melhorias no atendimento via telefone 0800, logística mais eficiente para entrega dos livros, entre outros.

Pedra destacou, ainda, que o IFPR sempre foi um grande parceiro do Ministério da Educação na execução das políticas e ações de Educação à Distância, sendo instituição referência na área. Neste sentido, as ações de reestruturação serão realizadas de forma a dar continuidade ao trabalho que já era desenvolvido no IFPR. “A partir de agora é preciso dar continuidade ao trabalho feito até então, sempre melhorando a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição”, afirma.

Após as apresentações, a reunião foi aberta à participação dos coordenadores de pólo e tutores de EaD presentes, que trouxeram as suas impressões sobre o desenvolvimento das atividades desta modalidade de ensino nos câmpus e polos do IFPR. Os coordenadores de polo realizaram a entrega de um documento em que listam os problemas enfrentados e as sugestões para resolvê-los.

A equipe da nova diretoria de EaD será anunciada nos próximos dias.

Confira mais fotos da reunião no nosso álbum no Facebook.