Solenidade de lançamento do PIBID será nesta quinta-feira (13) – Instituto Federal do Paraná

Solenidade de lançamento do PIBID será nesta quinta-feira (13)

Nesta quinta-feira (13), será realizada a solenidade de lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID. A cerimônia, que acontece às 14h, no Auditório da Reitoria do Instituto federal do Paraná (Rua João Negrão, 1285, Rebouças), marca o início das atividades dos estudantes de licenciatura do IFPR em escolas de educação básica municipais e estaduais de Palmas e Paranaguá.

O PIBID é um programa institucional de bolsas gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e desenvolvido por instituições de ensino superior públicas e particulares de todos país. Tem como principal objetivo contribuir para a formação acadêmica e profissional dos estudantes de licenciatura, possibilitando contato com a prática docente ainda durante a graduação. É uma iniciativa que visa a qualificação da formação dos futuros docentes e a melhoria da educação básica, através do desenvolvimento de projetos que integram instituições de ensino superior e escolas públicas de educação básica. “O ambiente escolar, assim como a universidade, é um contexto essencial para a formação de um professor”, explica a Coordenadora de Ensino Superior do IFPR, Neila Pedrotti Drabach.

Incentivo à docência e benefícios à comunidade

O PIBID foi criado em 2008. Todos os anos, a CAPES abre chamadas para o recebimento de propostas de instituições de ensino superior interessadas em desenvolver o projeto. Em 2012, o IFPR participou pela primeira vez e teve a proposta aprovada.

O programa é um projeto desenvolvido em parceria com escolas de educação básica estaduais e municipais. Nelas, os professores assumem o papel de supervisores dos licenciandos. Durante a vigência do programa, a equipe formada pelo professor supervisor e pelos estudantes de graduação desenvolvem atividades pedagógicas, com o intuito de aproximar os futuros docentes da realidade da sala de aula. Estudantes, supervisores e coordenadores do projeto na instiuição de origem dos licenciandos recebem incentivos na forma bolsas, pagas pela CAPES. A entidade também disponibliza recursos para a manutenção do projeto.

Neste ano, o IFPR desenvolverá o PIBID em 12 escolas de educação básica nas cidades de Palmas e Paranaguá. O programa será constituído de nove subprojetos nas áreas das Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Letras Inglês, Letras Português, Pegagogia e Química. A estes, estão ligados 75 estudantes dos cursos de licenciatura do IFPR, que serão orientados por 14 supervisores. “O projeto vai possibilitar a aproximação do Instituto Federal das escolas de educação básica, fazendo com que o corpo docente dessas instituições reconheça o Instituto Federal como local de formação de professores e de qualificação daqueles que já estão em sala de aula”, avalia Neila.

De acordo com as estimativas da Coordenação do PIBID no IFPR, cerca de 8 mil estudantes da educação básica serão beneficiados nos municípios em que o projeto será desenvolvido. “Esta é uma oportunidade de divulgar o IFPR entre esses estudantes, para que eles reconheçam a instituição como um espaço de continuidade de formação, seja em um curso superior ou em um curso técnico”, continua.

A partir de agora, as equipes formadas pelos estudantes de licenciatura do IFPR e os supervisores das escolas estaduais e municipais participantes do projeto passam a estruturar as ações que serão desenvolvidas no âmbito do programa. Esta primeira etapa de reconhecimento da realidade das escolas e planejamento antecede a prática docentes dos licenciandos.

Outras informações sobre o PIBID no IFPR podem ser encontradas no site pibid.ifpr.edu.br.