Solenidade de lançamento marca segundo ano das atividades do PIBID no IFPR – Instituto Federal do Paraná

PIBID

Solenidade de lançamento marca segundo ano das atividades do PIBID no IFPR

Nesta quarta-feira (12), o Auditório do Câmpus Paranaguá sediou a solenidade de lançamento da edição 2014 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID. O lançamento marca o segundo ano de atividades do programa no IFPR. O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que financia o desenvolvimento de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por professores e estudantes dos cursos de licenciatura de instituições de ensino superior, junto às escolas estaduais e municipais das localidades atendidas.

Em 2014, o programa vai envolver 256 estudantes dos nove cursos de licenciatura dos Câmpus Palmas e Paranaguá, 20 professores dos cursos de licenciatura do IFPR e 44 professores da rede pública de ensino dos dois municípios. “O PIBID é um programa que encontra na construção de uma educação básica pública de qualidade e na consolidação dos cursos do IFPR a sua maior justificativa”, afirmou, durante a solenidade de lançamento, a coordenadora institucional programa no IFPR, professora Maria Lucia Buher Machado.

O reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, o pró-reitor de Ensino do IFPR, professor Ezequiel Westphal, o pró-reitor de Administração, Gilmar Ferreira, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Valdinei Henrique da Costa, o diretor geral do Câmpus Paranaguá, professor Roberto Teixeira Alves, a Coordenadora Institucional do PIBID no IFPR, professora Maria Lacia Buher Machado, o coordenador do curso de Licenciatura em Física do Câmpus Paranaguá, professor Jiusandro Kuhn, e o coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, professor Marcos Vinicius Pansardi, estiveram presentes no evento. Representantes da Secretaria Estadual da Educação, do Núcleo Regional de Ensino de Paranguá e da Secretaria Municipal da Educação também prestigiaram a solenidade.

Para uma platéia cheia, composta sobretudo pelos estudantes dos cursos superiores do Câmpus Paranaguá, o diretor geral do câmpus afirmou que o PIBID desponta como um dos mais importantes projetos desenvolvidos pelo IFPR, ja que a instituição assume um “papel de protagonismo, deixando de ser apenas uma escola de formação técnica para ser, também, uma instituição de formação de professores”. O pró-reitor de ensino do IFPR destacou que o primeiro ano de desenvolvimento do PIBID no IFPR foi um período de experiência, no qual a instituição obteve êxito. “Para 2014, recebemos um número maior de bolsas e investimentos que ultrapassam R$ 2 milhões. É um projeto que avança pelos 4 próximos anos”. Ao final, Westphal agradeceu a todos os professores e estudantes do IFPR envolvidos na realização do projeto.

Por fim, o professor Colombo fez uso da palavra. O reitor do IFPR agradeceu e parabenizou todos os docentes e estudantes envolvidos no projeto, os coordenadores de curso e institucional do projeto envolvidos com o PIBID. Incentivou, também, a participação dos estudantes de licenciatura no projeto. “Seria muito bom ver, daqui alguns anos, vocês, participantes de um projeto tão importante como o PIBID, ingressarem como docentes efetivos, para serem nossos colegas, no Instituto Federal do Paraná, para que continuem a fomentar a educação básica por meio da formação de professores”, afirmou.

Experiências do PIBID são tema de mesa-redonda

Após a solenidade, os presentes assistiram a uma mesa-redonda, em que docentes e estudantes do IFPR e das escolas ligadas ao PIBID fizeram um relato das experiências do primeiro ano de execução do projeto. Participaram da atividade o estudante Lucas Matheus dos Santos Nascimento, da Escola Cidália Rebello Gomes, onde foi desenvolvido o subprojeto de Sociologia do Câmpus Paranaguá; a professora Carine Piassetta Xavier, coordenadora do Subprojeto de Artes do Câmpus Palmas; o professor Luciano Martignoni, do Câmpus Palmas; a professora Leila Maria Lopes dos Santos, da Direção do Colégio Estadual Porto Seguro, onde foi desenvolvido o subprojeto de Física do Câmpus Paranaguá; professora Loriete Marques Henrique – Supervisora do subprojeto de Física e do estudante Aron Luiz Oliveira dos Santos, licenciando ligado ao subprojeto de Física do Câmpus Paranaguá.

A estudante Cintia Santos, do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Câmpus Palmas e participante do projeto no ano de 2013, apresentou um número de dança para os presentes.

Mais informações

Mais informações sobre o PIBID, sobre os cursos de licenciatura e as escolas municipais e estaduais participantes e sobre como participar dos processos de seleção, acesse o site do programa. Imagens do evento estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.

Notícia atualizada no dia 13 de março de 2014, às 18h27.