Tem início a reestruturação da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR – Instituto Federal do Paraná

DTIC

A área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do IFPR será reformulada. Nos próximos dias, a Assessoria de Informática e Telecomunicações (Astit) será transformada em Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). A estrutura continuará vinculada ao Gabinete do Reitor, receberá mais servidores e assumirá funções estratégicas para o desenvolvimento de todo o IFPR.

A DTIC será coordenada pelo professor Eduardo Liquio Takao, do Câmpus Umuarama.

As decisões do reitor Irineu Colombo foram baseadas em um estudo desenvolvido por uma comissão multidisciplinar de avaliação das tecnologias da Informação e Comunicação, formada por oito servidores do IFPR. A Comissão teve cerca de um mês para identificar as principais demandas e possíveis soluções no que diz respeito a softwares, infraestrutura e gestão das tecnologias da informação e comunicação do Instituto.

O relatório final foi entregue ao reitor Irineu Colombo nesta quarta-feira (20). No mesmo dia, Colombo se reuniu com a equipe da Astit para conversar sobre as mudanças.

“A área de TIC tem grandes desafios estruturais a serem superados; são definições que afetam diretamente o desenvolvimento de todo o Instituto”, explica o reitor. “Para embasar as nossas decisões a curto, médio e longo prazo, foi criada a Comissão de Avaliação e o resultado do trabalho desse grupo superou as nossas expectativas”, afirmou.

A Comissão apresentou uma série de contribuições para a construção do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFPR. O relatório foi estruturado em quatro eixos (Infraestrutura, Sistemas, Serviços e Gestão de TIC). O estudo apontou para as melhores relações custo-benefício, dando prioridade para a redução de gastos com telefonia, internet, diárias e passagens, bem como à implantação de soluções inclusivas, com eficiência e eficácia.

Entre as principais sugestões da Comissão estão a criação de um Conselho Diretivo de TIC e de um Conselho de Segurança de TI, atendendo às orientações dos órgãos de controle, e a contratação de servidores técnico administrativos para a reitoria e para os câmpus. A Comissão ainda estabeleceu padrões de governança a serem seguidos bem como um novo organograma para a DTIC.

Leia o relatório final da Comissão de Avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação do IFPR.

Comissão
Confira a composição da Comissão de Avaliação das TIC:

Presidente: Eduardo Liquio Takao (Câmpus Umuarama);
Relatora: Elizabete dos Santos (EAD)
Membros: Antonio Eduardo Kloc (Telêmaco Borba); Erike Luiz Vieira Feitosa (Reitoria);
Hugo Alberto Perlin (Paranaguá); Irapuru Haruo Florido (Reitoria); Jefferson Steidel dos Santos (Reitoria); Julio Cesar Royer (Foz do Iguaçu).