Publicado em
Cerca de 1300 pessoas participaram da cerimônia de abertura da edição de 2013 dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs). A solenidade foi realizada na noite desta segunda-feira (11), no Ginásio do Centro Esportivo Costa Cavalcanti, espaço que foi cedido pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Participam da competição, que segue até sexta-feira (22), mais de mil estudantes de 34 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os atletas competem em dez modalidades (Atletismo, Natação, Judô, Vôlei de Praia e Tênis de Mesa, Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol, Xadrez).
A cerimônia foi marcada por apresentações que faziam alusão à diversidade cultural presente nas formações sociais da Região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Cada apresentação fez referência a um dos três povos.
Na sequência, houve o desfile das 34 instituições que participam dos JIFs 2013. Veja algumas fotos na página do IFPR no facebook.
O Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos estudantes Andressa Caniza Borges acompanhada no violino por Thays Feliciano e no violão por Maycon Douglas Bento, estudantes do IFPR– Campus Foz do Iguaçu.
O secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio Oliveira, foi representado na solenidade pelo coordenador Geral de Planejamento e Gestão da Rede, Garabed Kenchian, que abriu oficialmente os jogos, destacando o potencial de integração do evento entre todos as instituições da Rede Federal.
Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o professor Caio Mário Bueno Silva, reitor do IFMG, destacou que o evento pode marcar significativamente a vida dos estudantes. “Quando entrei neste ginásio, toda a minha vida veio à mente, lembrei de quando eu competia nos jogos escolares do meu estado, e também de todas as alegrias que o esporte me proporcionou”, comentou. “Aproveitem este momento e façam do esporte um instrumento de transformação e de crescimento pessoal”, aconselhou. “E que vençam os melhores e os melhores são todos vocês”, disse.
Já o reitor pró-tempore do IFPR, Jesué Graciliano da Silva, relembrou o caráter de integração interpessoal, tendo em vista que os JIFs contribuem para que servidores e estudantes da Rede se conheçam melhor, percebam pontos coincidentes em suas diferentes realidades e também reforcem os laços de amizade.
Durante a cerimônia, foram homenageadas algumas pessoas que contribuíram para a realização dos JIFs 2013: o professor de Educação Física e reitor do IF Baiano, Sebastião Edson Moura; o professor Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do IF do Triângulo Mineiro, que representado pelo professor de Educação Física Ronaldo Ananias Ferreira (reitor pró-tempore do IF do Triângulo), e a professora Roseli Dahlem, diretora geral do Câmpus Foz do Iguaçu.
Quem carregou o fogo simbólico foi o estudante atleta Lauro Nicolas Mazotti, 15 anos, aluno do segundo ano do curso Técnico em Informática (IFPR – Câmpus Foz do Iguaçu).
Os JIFs 2013 são uma promoção do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com a realização do IFPR e CONIF e apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. O objetivo é mobilizar a juventude estudantil em torno da democratização do esporte e lazer. Os Jogos também se constituem em um importante espaço de integração entre as instituições da Rede Federal e valorização do Ensino da Educação Física.
Mais informações:
Página dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs) 2013 (IFPR):
Programação oficial dos JIFs 2013
Instituições que enviaram delegações aos JIFs 2013:
01 – Instituto Federal de Alagoas
02 – Instituto Federal do Amapá
03 – Instituto Federal do Amazonas
04 – Instituto Federal da Bahia
05 – Instituto Federal de Brasília
06 – Instituto Federal do Ceará
07 – CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) Rio de Janeiro
08 – Colégio Pedro II
09 – Instituto Federal do Espírito Santo
10 – Instituto Federal Farroupilha
11 – Instituto Federal Fluminense
12 – Instituto Federal Goiano
13- Instituto Federal de Goiás
14- Instituto Federal do Maranhão
15- Instituto Federal do Mato Grosso
16- Instituto Federal do Mato Grosso do Sul
17- Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
18 – Instituto Federal de Minas Gerais
19 – Instituto Federal do Pará
20- Instituto Federal da Paraíba
21- Instituto Federal de Pernambuco
22- Instituto Federal do Piauí
23- Instituto Federal do Rio Grande do Norte
24 – Instituto Federal de Rondônia
25- Instituto Federal de Roraima
26- Instituto Federal de Santa Catarina
27- Instituto Federal de São Paulo
28 – Instituto Federal do Sergipe
29- Instituto Federal do Sertão Pernambucano
30- Instituto Federal do Sul de Minas
31- Instituto Federal Sul Riograndense
32- Instituto Federal do Tocantins
33- Instituto Federal do Triângulo Mineiro
34 – Instituto Federal do Paraná