Termina nesta sexta o prazo para solicitar transferência interna, externa e aproveitamento de cursos – Instituto Federal do Paraná

Na sexta-feira (26), encerra-se o prazo para solicitar transferência interna, externa e aproveitamento de cursos técnicos de nível médio e cursos de nível superior do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento da Ficha de Inscrição, anexa aos editais, e entrega da documentação exigida.

• Cursos Técnicos de Nível Médio
    Edital nº 03/2016 – Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio, através de transferência interna e externa e aproveitamento de cursos técnicos, para o primeiro período letivo de 2016.
  • Cursos Superiores
    Edital nº 04/2016 – Ingresso nos cursos de Graduação, através de transferência interna e externa e aproveitamento de cursos de graduação, para o primeiro período letivo de 2016.

Os documentos necessários para inscrição deverão ser entregues pessoalmente, ou via Sedex, na Secretaria Acadêmica do campus do IFPR que oferta o curso escolhido. Os endereços dos campi estão no anexo III.

A transferência interna é disponibilizada a estudantes regularmente matriculados em cursos do IFPR. Já a transferência externa é colocada à disposição de estudantes matriculados em cursos técnicos ou superiores de outras instituições de ensino, para ingresso em cursos da instituição. Em ambos os casos, o ingresso ocorre a partir do segundo período letivo, em cursos de mesmo nível e forma de oferta, sendo necessário verificar a existência de vaga, entre outros critérios divulgados nos editais.

O aproveitamento de cursos se refere ao ingresso de estudante já diplomado em curso técnico ou superior em um curso de mesmo nível, de eixo tecnológico ou área correlata ao curso no qual foi diplomado, a partir do segundo período letivo, mediante a existência de vaga, seguindo os critérios presentes nos editais.

Para as transferências, é importante observar que, no ato da inscrição, o candidato deverá estar cursando período ou série igual ao da vaga ofertada, ou ter concluído o período anterior. Além disso, no momento da matrícula, o candidato deverá ter concluído o período ou série imediatamente anterior ao da oferta da vaga pretendida.

O resultado final será divulgado até o dia 04 de março de 2016 pelos campi em suas páginas virtuais e afixado em mural da Secretaria Acadêmica do campus. Os candidatos classificados dentro do número de vagas disponíveis deverão realizar o registro acadêmico na Secretaria Acadêmica do campus que oferta o curso para o qual foi selecionado entre 07 a 11 de março de 2016.

Os editais, todos os anexos e demais informações são encontrados na página da Proens.