Termina II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica em Florianópolis – Instituto Federal do Paraná

O II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica terminou nesta sexta, dia 01 de junho, em Florianópolis. O evento credenciou aproximadamente 16 mil pessoas, que participaram das atividades realizadas desde o dia 28 de maio. A próxima edição do Fórum será em Pernambuco/Recife, em 2014.

Nesta edição, o fórum reuniu culturas e tecnologias, promoveu debates produtivos e oportunizou trocas de experiências. As discussões foram em torno dos temas “Democratização, Emancipação e Sustentabilidade”. O fórum sediou importantes debates sobre as políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica em contexto mundial, perspectivas curriculares, políticas afirmativas e educação integral. Temáticas como êxito escolar, acesso e permanência, além da implantação e as frentes de trabalho do Pronatec também estiveram presentes.

“Queremos educar para o trabalho, sem dúvida nenhuma, mas também temos que educar para sermos governantes de nossas vidas”, afirmou o professor Moacir Gadotti (USP) em conferência sobre Emancipação, uma das mais concorridas do II Fórum Mundial EPT. Os debatedores relacionados à esta temática foram enfáticos em defender que os estudantes da EPT precisam ter uma formação autônoma e continuada, focada no pensamento crítico e de ressignificação de valores pautados em currículos escolares, compreendendo as expectativas sociais e preparando o aluno/trabalhador para a vida. A mesma perspectiva foi defendida no dia seguinte do fórum, 31 de maio, que abordou a Sustentabilidade. A conclusão dos debatedores foi de que é preciso empreender uma caminhada para a reconstrução de uma geração mais crítica, questionadora e reflexiva, o que apenas será possível com mudanças significativas na forma de fazer educação.

Além das conferências e debates, mostras de artes visuais, mostra de inovação, a feira de economia solidária, exposição de pôsters dos alunos, mostra gastronômica e uma intensa programação cultural, dentre outras atividades, compuseram a programação oficial do evento.

Com informações do site oficial do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Fontes: Equipe de redação oficial do II Fórum Mundial EPT

Saiba mais: