Terminam as aulas do curso de tecnologia em gestão pública para mais de 6,1 mil servidores – Instituto Federal do Paraná

Cursos

Terminaram nesta quarta-feira (1º), com uma solenidade na Prefeitura de São José dos Pinhais e transmitida para 168 telessalas instaladas em 108 municípios, as aulas da primeira turma do curso superior de tecnologia em gestão pública, que reúne 6.191 alunos entre servidores públicos municipais e estaduais. Promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), o curso, na modalidade ensino a distância, é o maior do Brasil realizado por entidades públicas.

Em mensagem gravada, o governador Orlando Pessuti cumprimentou os alunos e disse que o governo estadual sempre se preocupou com os servidores municipais, principalmente os das cidades menores, que demandam melhor qualificação profissional. Por isso, segundo Pessuti, foi medida acertada a instituição do curso superior, hoje com duas turmas e quase 13 mil alunos. “O resultado prova também que estávamos certos em firmar como objetivo e meta a graduação de 50 mil servidores em dez anos”, acrescentou. As aulas da primeira turma começaram em novembro de 2008 e a formatura está marcada para 25 de maio de 2011.

Realidade – O secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, destacou que a criação de cursos de capacitação de servidores públicos municipais foi pensada e discutida em 2003 com o então secretário Renato Adur, “saindo do sonho e passando à realidade em pouco tempo com a adesão da Escola de Governo, da Secretaria da Administração e da Previdência, da Secretaria da Ciência, Ensino Superior e Tecnologia, do Instituto Federal do Paraná e das prefeituras”.

O primeiro passo, segundo Lipski, foi o curso técnico em gestão pública (nível pós-médio), que formou 2.500 servidores. Depois, em 2008, teve início do curso superior em tecnologia em gestão pública.“Temos aqui, hoje, a manifestação inequívoca do expressivo interesse na qualificação, pois reunimos nesta primeira turma mais de 6 mil alunos e temos, na segunda, com a aulas em andamento, outros seis mil”, disse.

O reitor do Instituto Federal do Paraná, Alípio Santos Leal Neto, disse na sua mensagem aos alunos que o resultado do curso virá, na prática, com a melhoria no planejamento dos municípios, na prestação de melhores serviços aos cidadãos e no progresso de cada servidor na carreira funcional. O reitor afirmou ainda que logo será ofertado um curso de especialização, na mesma modalidade, em gestão pública e que, para o futuro, não estão descartados um mestrado profissionalizante e um doutorado na área.

O prefeito em exercício de São José dos Pinhais, Jairo José Melo, fez um agradecimento pelo fato de o encerramento das aulas ter sido realizado no auditório da Secretaria Municipal de Administração, e conclamou todos os prefeitos paranaenses a propiciarem cursos de capacitação para o funcionalismo. “Tenho certeza absoluta que este curso de gestão, de nível superior, trará eficiência à máquina pública”, assegurou. O servidor público de São José dos Pinhais, Elói Krama, falou em nome de todos os alunos e informou que o conhecimento adquirido no curso já está sendo aplicado nas repartições municipais paranaenses.

Durante a solenidade foram entregues placas de prata ao secretário Wilson Lipski, ao prefeito em exercício Jairo José Melo, ao reitor Alípio Leal Neto, ao diretor-geral da Sedu, Mário João Figueiredo, ao diretor-geral do EaD do IFPR, José Carlos Cicarino, ao professor Ciro Bachtold, à advogada Maria José Braga Bettega, e à diretora pedagógica de EaD do IFPR, Mércia Machado. Também foi feita homenagem à gerente executiva da Escola de Governo, Marli Aparecida Pasqualin.

A coordenação do curso é da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e tem a participação da Secretaria de Administração e da Previdência (SEAP), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Instituto Federal do Paraná. As aulas foram preparadas e transmitidas do estúdio do IFPR. Os diplomas de graduação serão emitidos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Fonte: Agência Estadual de Notícias (https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=60679&tit=Terminam-as-aulas-do-curso-de-tecnologia-em-gestao-publica-para-mais-de-61-mil-servidores&ordem=630000)