Últimos dias para inscrição na seletiva WorldSkills 2017 – Instituto Federal do Paraná

inscrições

Últimos dias para inscrição na seletiva WorldSkills 2017

Até quinta-feira (03), podem ser feitas as inscrições, por meio de formulário on-line, para a seletiva WorldSkills 2017. Realizada a cada dois anos, a WorldSkills Competition é a maior competição de educação profissional do mundo: competidores de mais de 60 países simulam desafios das profissões, que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Em 2017, o evento será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Todos os documentos – como o regulamento e os descritivos técnicos – podem ser acessados através deste link (onde há também os documentos referentes à Olimpíada do Conhecimento 2016 – OC 2016). São 38 ocupações abertas aos Institutos Federais, com 2 vagas para cada um. Ainda haverá uma seletiva futura para outras 6 ocupações com vagas exclusivas para os IFs.

Os requisitos são: ter a infraestrutura e as competências necessárias para treinar e competir conforme o descrito na lista de infraestrutura, nos descritivos técnicos e modelo de projetos teste. Não será necessário incluir, neste momento, o nome do aluno competidor, embora seja interessante identificá-lo o quanto antes.

Mais informações e requisitos estão disponíveis neste link, e também podem ser solicitadas pelo e-mail nepi@mec.gov.br ou telefone (61) 2022-8757, disponibilizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), responsável pela seleção.

Webconferências

Foram realizadas, no mês de fevereiro, duas webconferências sobre os eventos. Elas podem ser conferidas por meio destes links:

Link para a 1ª Webconferência (WSC), de 18/02/16, disponível em: https://webconf2.rnp.br/p2ay2tt8ppf/
Link para a 2ª Webconferência (WSC e OC), de 24/02/16, disponível em: https://webconf2.rnp.br/p4jet6ugevl/

Sobre a Olimpíada do Conhecimento 2016

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional do Brasil. O torneio reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Senai, Senac e, desde 2014, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A edição de 2016 do evento ocorrerá em Brasília-DF, sendo que os competidores estarão reunidos em equipes para executar projetos focados em soluções de demandas reais. Serão 7 áreas tecnológicas em disputa:

– Tecnologias de Manufatura e Engenharias;
– Tecnologia da Informação e Comunicação;
– Tecnologias da Construção Civil e Edificações;
– Transporte e Logística;
– Moda e Criatividade;
– Serviços;
– Engenharias Agrícola e Pecuária.

Veja aqui como participar da Olimpíada do Conhecimento 2016. O prazo para submissão de ideias ocorre até o dia 10 de março de 2016.