Agroecologia para professores do Ensino Fundamental – Campus Umuarama

Agroecologia para professores do Ensino Fundamental

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Umuarama – abre as inscrições para o Curso de Agroecologia, voltado para professores do Ensino Fundamental. O curso consistirá na apresentação de conceitos teóricos da Agroecologia, preparo de atividades pedagógigas para as crianças e visita técnica.

O Colegiado de Agroecologia do IFPR decidiu por realizar este trabalho de extensão porque é o ensino às crianças que proporciona o melhor resultado de transformação da sociedade. Assim, nada melhor do que trabalhar com aqueles profissionais que atuam junto com a educação das crianças e adolescentes.

Hoje, a produção agroindustrial do Brasil tem alcançado números muito significativos para a nossa balança comercial. Isto demonstra o quanto a economia nacional depende deste setor. Porém, esta produção pode decair rapidamente caso não seja praticada dentro de conceitos de desenvolvimento sustentável. Este desenvolvimento será alcançado  com o envolvimento de toda a sociedade, daqueles que produzem no agronegócio e dos que se utilizam dos frutos desta atividade. Portanto, é importante ensinar sobre Agroecologia tanto às crianças do meio rural como urbano.

Nas últimas décadas observa-se um gradativo desligamento entre o homem da sociedade urbana e do meio rural. O Colegiado de Agroecologia do IFPR pretende com esta atividade resgatar a participação e o entendimento do homem urbano quanto às questões rurais.

A Agroecologia é uma ciência nova e em construção. Portanto, os participantes deste curso estarão tendo a oportunidade de fazer história. Ao participarem do curso estarão construindo um novo segmento dentro do corpo que se edifica desta ciência: o ensino às crianças dos conceitos e práticas da Agroecologia.

O curso será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Educação. As inscrições serão realizadas por estas instituições parceiras – até o dia 19 de setembro na Secretaria Municipal de Educação e até o dia 28 de setembro no Núcleo Regional de Educação. As vagas são limitadas a 40 participantes.

O curso totalizará 40 horas de atividade e será realizado aos sábados (manhã e tarde), nos dias 02, 09, 16 e 23 de outubro. Ao final do curso, a equipe realizadora do evento produzirá uma apostila com as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes, que será disponibilizada na Internet. O curso é gratuito e será certificado pelo IFPR.

Contato para maiores informações:

Secretaria Municipal de Educação
Telma Cristina Barbosa Erhardt
telmabarbosa@umuarama.pr.gov.br
(44) 3621-4141 ramal 259

Núcleo Regional de Educação
Aparecida Joana Sarmento
josar@seed.pr.gov.br

IFPR
Prof. Tarcisio Teixeira (Coordenador)
tarcisio.teixeira@ifpr.edu.br

Prof. Claudia Thomazella