IFPR de Umuarama realiza gincana em comemoração ao Dia do Servidor – Campus Umuarama

IFPR de Umuarama realiza gincana em comemoração ao Dia do Servidor

Na última quinta-feira (28/10), Dia do Servidor, professores, técnicos administrativos e estudantes participaram de uma gincana cultural no Campus Umuarama. Antes das atividades, os servidores foram recepcionados com um café da manhã oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Estado do Paraná (Sindiedutec). Houve também um Show de Talentos, sugerido pela Reitoria.

A I GIFICX – Gincana IFPR de Integração Cultural Xetás foi organizada pelos professores Marcelo Pereira e Máriam Pereira e foi incorporada ao Programa Faça Arte no IFPR, que agrega projetos e eventos com intenção de produção e difusão artística e cultural. Nesta gincana as provas foram sobre temas culturais, valorizando a arte e a história da origem de Umuarama, com resgate de seus antepassados indígenas.

A GIFICX foi idealizada para que as atividades de comemoração do Dia do Servidor pudessem ter a participação de todos os servidores do Campus Umuarama, já foi adotada no calendário do campus e acontecerá anualmente em Umuarama como parte das comemorações em torno dessa data.

Os principais objetivos da GIFICX foi integrar, socializar e descontrair os participantes, além de estimulá-los às atividades artísticas, descobrir e mostrar talentos por meio das provas e divulgar e valorizar aspectos da cultura indígena local.

Foram realizados 6 grupos com seis pessoas, divididos aleatoriamente e identificados com fitas de cores diferentes. As provas realizadas foram de mímica, desenho, coordenação motora, música, teatro e oratória. Os integrantes da equipe vencedora receberam vale-compras de R$25,00 em mercadorias das lojas patrocinadoras, como Regina Calçados, O Boticário, Novidades, Cacau Show, Planeta Jeans, Xodó Bolsas e Livraria Paraná. Essas empresas foram indicadas pela Associação Comercial e Industrial de Umuarama (ACIU), parceira do IFPR em vários eventos.

Após a GIFICX, os servidores assistiram à apresentações de música e dança no Show de Talentos. A música Tocando em Frente, de Almir Sater, foi interpretada pelo Diretor de Ensino, Odacir Antonio Zanatta, e pelos estudantes Rafael de Moraes Souza e André Marques de Moraes Baragatto. O professor de Informática, Marcelo Trierveiler Pereira, e a aluna Sabrina Krüger fizeram uma apresentação de forró pé-de-serra, e a professora Máriam Trierveiler Pereira fez uma coreografia de flamenco.