Aulas de dança Flamenca e Forró no Centro Cultural Schubert para o primeiro semestre de 2011 – Campus Umuarama

As atividades de danças culturais do segundo semestre de 2010 em Umuarama foi marcado pela parceria do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Centro Cultural Schubert. Os professores Máriam T. Pereira e Marcelo T. Pereira ministraram aulas de Flamenco e Forró Contemporâneo através de projetos vinculados ao programa Faça Arte no IFPR. Após grande sucesso das aulas de dança Flamenca e Forró em 2010, inicia-se agora as inscrições para o primeiro semestre de 2011. “Teremos aulas durante a semana e também aos sábados”, comenta a professora Máriam. “Para os alunos que já fizeram um semestre de dança, entram agora em um novo módulo com técnicas mais avançadas” diz o prof. Marcelo.

A dança é uma das poucas atividades que trabalham com as várias inteligências que temos. De acordo com o psicólogo pesquisador Howard Gardner, o homem possui sete tipos de inteligência: Linguística, Lógica, Motora, Espacial, Musical, Interpessoal e Intrapessoal. Dentro da dança é possível desenvolver todas essas inteligências. A dança também estimula, favorece e reforça outros itens, como a
criatividade, saúde, qualidade de vida e equilíbrio. Além do prazer da dança, ela ainda atua como um exercício aeróbico favorecendo assim o sistema cardiovascular. É considerado lazer, entretenimento, esporte, arte e cultura, dispensando outros tipos de atividades para manutenção da saúde física e mental.

As aulas de Flamenco se dividem em duas turmas nos mesmos horários do ano passado. Uma turma tem aulas de terças e quintas-feiras, das 16h às 17h e a outra turma, de terças e quintas-feiras, das 19h00 às 20h00. A professora Máriam explica que não tem pré-requisito para o flamenco, pois apesar de as turmas do ano passado já terem conhecimento de um estilo, agora será ensinado outro estilo flamenco.

As turmas de Forró Comtemporâneo acontecerão todos os sábados em dois horários. O primeiro é dedicado à turma de iniciantes e o horário será das 16h15 às 17h15. A segunda turma, já de iniciados acontecerá das 17h30 às 19h. Acontecerá também um grupo de shows de Forró no horário das 19h às 21h, mas somente para alunos convidados. O número de vagas para o Forró e Flamenco é limitado.
Inscrições e mais informações no Centro Cultural Schubert das 8h às 17h.