Orientação para a comunidade e para a vida – Campus Umuarama

Orientação para a comunidade e para a vida

O Instituto Federal do Paraná tem como missão formar cidadãos com vistas à sustentabilidade da sociedade, promovendo educação de qualidade, inclusiva e integradora, formadora de profissionais competentes e comprometidos com a responsabilidade socioambiental. Nessa vertente, o Curso Técnico de Orientação Comunitária tem aproximado seus estudantes do universo real da profissão por meio de convite a profissionais experientes e comprometidos com a educação e com a comunidade. Esses profissionais vêm até a Instituição a convite da direção e do curso para dar informações sobre sua área de atuação e conhecimentos, propiciando ao futuro técnico uma visão mais próxima possível da realidade a ser encontrada na atuação profissional. Além desse aspecto fundamental a presença de tais profissionais estimula os estudantes a dedicar-se ainda com mais afinco à sua formação por percebê-la em sua dimensão cidadã, afirma a Professora Silvia Basso, coordenadora do Curso.

No último dia 02, a palestrante que abriu esse trabalho de informações e práticas profissionais foi a Sra. Bernadete Del Monaco Avelar, Diretora da Secretaria Municipal de Saúde, que falou sobre a Dengue, nos fazendo perceber que sabemos e fazemos muito pouco ainda para evitar o mal concreto causado pelo mosquito. Em sua fala foi possível perceber que a educação e a cultura comunitária são, na verdade, as armas essenciais para se evitar tal doença, comentou a Professora Margarida Sandeski, responsável pela disciplina de Orientação para a Saúde e Medicina Preventiva no Curso.

No dia 05 de maio, outra ilustre visitante enriqueceu também o debate com sua inestimável experiência em comunidades. A Irmã Clarice Monteiro Anjos, que atuou durante anos na Pastoral da Criança em Umuarama e agora coordena a Pastoral do Menor em Tapejara, esteve em animado bate-papo com a turma que “bebeu” cada uma de suas palavras. Os alunos do curso de Desenho de Construção Civil participaram como convidados, aproveitando a experiência para refletir sobre o seu papel técnico em projetos para a comunidade.

“Além do carisma, a Irmã Clarice é para nós alguém que já compreende a alma de nosso curso mesmo antes de conhecê-lo, pois sua experiência atuando nas comunidades junto às pessoas, suas necessidades, sonhos e possibilidades, faz dela um referencial cuja presença valida nossas expectativas quanto à atuação de nossos futuros técnicos”, destacou a coordenadora do curso, Silvia Basso.

Ainda durante o mês de maio contaremos com outras palestras de profissionais da saúde, conforme segue.

12/05/2011 – Carlos Roberto Santini – Comunidade Saudável: o indivíduo consciente em equilíbrio com o meio ambiente na prevenção dos agentes causadores das doenças.

13/05/2011 – Fabiellen Ferreira – Psicologia e Orientação Comunitária: a gestão na melhoria da qualidade de vida psíquica das pessoas.

25/5/2011 – Fabiane Pereira Xavier – Aids e doenças sexualmente transmissíveis.

Caso pessoas da comunidade queiram participar com nossos estudantes desses momentos riquíssimos de aprendizado e crescimento social, basta entrar em contato com a coordenação do curso pelo telefone 3361-6200, pois temos algumas vagas disponíveis para os eventos.