Projeto de Extensão – Campus Umuarama

Projeto de Extensão

Jogos Educativos Digitais como Instrumento de Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Aprendizagem.

O projeto, além de desenvolver o raciocínio lógico e a coordenação motora das crianças da educação infantil, possibilita utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem que amplia as possibilidades de informações, permitindo à criança, de forma lúdica, intensificar conteúdos e ampliar interações com outras áreas do conhecimento. O projeto é realizado na Rede de Educação Municipal de Umuarama, dentro do programa municipal de Ações Complementares, a ser aplicado em conjunto com a Coordenação de Ensino Fundamental. As aulas possibilitarão às crianças aplicar os conhecimentos do aprendizado da sala de aula por meio de jogos educativos digitais, de forma mais divertida e interativa, além de promover a inclusão digital dessas crianças.

Com o avanço da informática, o uso de computadores como uma ferramenta de aprendizagem vem se tornando cada vez mais comum nas instituições de ensino. Os jogos educativos digitais são projetados para divertir as crianças e potencializar a aprendizagem de conceitos, conteúdos e habilidades embutidas nos jogos, além de proporcionar a criação de ambientes de aprendizagem atraentes e gratificantes, constituindo-se de um recurso poderoso de estímulo para o desenvolvimento integral das crianças.

As atividades do projeto, que tiveram início no dia 02 de maio de 2011, são realizadas no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Umuarama, localizado na Av. Goiânia, 3574, nas segundas-feiras das 08h30min às 10h30min e das 13h30min às 14h30min. Atualmente, o projeto atende os alunos da educação infantil da Escola Municipal Senador Souza Naves.