Alunos do Campus Umuarama participam da 20ª ABF Franchising Expo – Campus Umuarama

Alunos do Campus Umuarama participam da 20ª ABF Franchising Expo

Uma caravana organizada pelo prof. Narciso Américo Franzin, formada por 43 pessoas (professores, estudantes e pessoal administrativo do IFPR – Câmpus Umuarama),  participou da 20ª ABF Franchising Expo, realizada no Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho na Vila Guilherme em  São Paulo – SP, no dia 10 junho (sexta-feira), das 13h às 19h.

Todos tiveram a oportunidade de presenciar a edição da ABF Franchising Expo que está sendo considerada a 2ª maior feira do gênero do mundo, e contou com a presença de mais de 400 expositores; a previsão de movimentação gira em torno de  R$ 200 milhões em negócios.

Hoje, operam no mercado de franquias cerca de 1.900 marcas. Apenas em 2010, surgiram 212 novas redes (alta de 12,9%).

O faturamento total das franquias alcançou em 2010 a marca de R$ 75.987 bilhões – um crescimento de 20,4% em relação ao ano anterior – e o número de unidades (franqueadas e próprias) chegou a 86.365.
De acordo com o prof. Narciso, o Brasil hoje é o quarto país com o maior número de marcas de franquias e o sexto em número de unidades, ficando atrás apenas da Coreia do Sul, China e EUA.

A feira deste ano teve a participação de 60 marcas estreantes no país, como é o caso das marcas Espaço Árabe, Casa das Calcinhas, Imprima Fácil, Home Depil e Brasil Top Secret Science, consideradas tendências em alta.

A grande novidade, se assim pode ser considerada, é o setor voltado para o seguimento de microfranquias direcionadas para o ramo de serviços, que não precisam necessariamente de ponto comercial e cujo investimento inicial não passa de R$ 50 mil.

VEM AI…
MARINGÁ FRANCHISING BUSINESS 2011