IFPR inicia Pronatec na modalidade Seguro Desemprego – Campus Umuarama

IFPR inicia Pronatec na modalidade Seguro Desemprego

A Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná (EAD-IFPR) transmitiu via satélite para todo o Brasil, na tarde desta quinta-feira (10), a cerimônia que deu início ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Seguro Desemprego. “O propósito deste programa é garantir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para todos os trabalhadores requerentes do seguro”, explicou o professor Irineu Colombo, reitor do IFPR.

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e presidente do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), Luiz Cláudio Romanelli disse que o projeto pretende capacitar profissionalmente quem recorreu ao seguro desemprego por pelo menos três vezes, em 10 anos. “Estou convencido que estamos no caminho certo na qualificação desses trabalhadores porque temos ao nosso lado os principais parceiros que são os municípios”, afirmou Romanelli.

De acordo com o professor José Carlos Ciccarino, diretor geral do EAD/IFPR, o Instituto não vai medir esforços para consolidar o Pronatec no Paraná e no Brasil. “Temos experiência acumulada na formação técnica e uma boa estrutura para transmissão de cursos e vamos aproveitá-la para essa nova iniciativa do governo Federal”, disse Ciccarino.

Para Nilva Schroeder, coordenadora do Pronatec/MEC, o início do programa é marcado pelo regime de colaboração entre os órgãos de governo. “O Pronatec nos chama a promover o diálogo entre os que trabalham com educação e o mundo do trabalho”, disse a coordenadora. Depois da abertura, Nilva Schroeder, Márcio Borges, coordenador Nacional do Seguro Desemprego e José Maurino de Oliveira, diretor do Departamento de Gestão do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda realizaram uma palestra sobre a Pactuação do Pronatec, na modalidade seguro desemprego. A palestra foi acompanhada pelos chefes de escritórios da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e gerentes das Agências do Trabalhador do Paraná, além dos coordenadores e agentes públicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

O Pronatec – Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Fonte: IFPR/EAD