Servidores do IFPR terão Curso de Capacitação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – Campus Umuarama

Notícias

Servidores do IFPR terão Curso de Capacitação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

Publicado em

Copiado!

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) abre inscrições para o Curso de Capacitação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que será realizado entre os meses de julho a outubro de 2012, na Reitoria do IFPR. O curso é destinado aos servidores técnico-administrativos e docentes, em especial àqueles que atuam em situações de inclusão e que demandem a comunicação em diferentes línguas.

O curso será desenvolvido na modalidade presencial, às terças e quintas, das 14h30min às 16h30min, com duração de 40h. A iniciativa para a realização da atividade partiu da servidora Josiane Maria Poleski, ligada à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). Josiane é Administradora, com proficiência no uso e no ensino de Libras (Prolibras) e Especialista em Educação Bilingue para Surdos – Libras/Língua Portuguesa. Possui deficiência auditiva congênita bilateral profunda, o que proporciona maior efetividade na ministração do curso, e atende ao disposto no artigo 4º do Decreto-Lei 5626/2005, que estabelece esta prioridade nos cursos de formação específicos.

O curso de capacitação tem como finalidade propiciar a aprendizagem básica da língua, bem como o contato com as peculiaridades da cultura e identidade surda, contribuindo para promover a acessibilidade na comunicação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte. A atividade também visa contribuir para a superação do preconceito proveniente da desinformação no relacionamento entre ouvintes e surdos.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 de maio e 11 de junho de 2012. Para inscrever-se, o interessado deve preencher a ficha de inscrição disponível na página de eventos de capacitação interna e encaminhá-la ao GT pessoas de sua unidade. É necessária a anuência da chefia imediata, liberando o servidor para frequentar o curso.

Esta atividade está ligada ao evento de capacitação “O servidor público no IFPR”.

Fonte: Página da Reitoria

Topo