IFPR contrata empresa para fiscalização de obras e elaboração de projetos – Campus Umuarama

IFPR contrata empresa para fiscalização de obras e elaboração de projetos

No dia 14 de maio, o Reitor do Instituto Federal do Paraná, professor Irineu Mário Colombo, assinou o documento que formaliza a contratação de uma empresa especializada na fiscalização de obras e na elaboração de projetos para o IFPR. Inicialmente, a empresa contratada – a Construtora Elabore, de Foz do Iguaçu – vai fiscalizar as obras que já estão em andamento nos diferentes câmpus da instituição; irá, também, desenvolver o projeto de detalhamento do Câmpus Padrão, que será instalado em 21 localidades no Paraná nos próximos anos.

Os trâmites para contratação da empresa iniciaram ainda no primeiro semestre de 2011. Ao contrário de outros processos semelhantes, em que o objeto de contratação era um serviço ou um profissional para desempenhar uma função pré-determinada, o edital que regulamentou o processo de contratação tratava de horas de trabalho técnico. “Esta é uma inovação nesta modalidade de contratação. As empresas prestam o serviço por meio de horas técnicas”, explica Luana Cristina de Medeiros Lara, Assistente em Administração ligada à Seção de Compras e Licitações da Pró-Reitoria de Administração (Proad). E a novidade começa a gerar interesse em outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: “o contrato começou a ser executado nesta segunda-feira e um Instituto Federal da região Nordeste já entrou em contato conosco, solicitando informações de como proceder este tipo de contratação”, diz Luana.

Câmpus Padrão

O projeto de “Câmpus Padrão” é desenvolvido por uma equipe técnica composta por membros da Pró-Reitoria de Administração (Proad) do IFPR, além de integrantes dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN) e de São Paulo. Cada Câmpus Padrão será composto por três blocos: Administrativo, Pedagógico e de Serviços.

O projeto padrão visa atender as necessidades de infraestrutura dos câmpus já existentes e daqueles que serão implantados no Paraná. Também considerou um estudo pós-ocupação e demandas de outros institutos federais. “O projeto foi concebido em módulos padrões, que facilitam a implantação das edificações em terrenos diversos, além de ser executado em estrutura de concreto pré-fabricada, visando melhor qualidade e menor prazo de execução da obra”, afirma Pierre Luís Alves, Diretor de Infraestrutura da Proad.

A conclusão do projeto de Câmpus Padrão está prevista para o próximo mês. O projeto será de domínio público, podendo ser usado como modelo por outros Institutos Federais.

Fonte: Reitoria