Pró-Reitoria de Ensino divulga resultado do Programa de Auxílio Complementar ao Estudante (PACE) – Campus Umuarama

A Pró-Reitoria de Ensino (Proens) do Instituto Federal do Paraná divulgou nesta quinta-feira, dia 17 de maio, o resultado do processo de seleção para preenchimento de vagas do Programa de Auxílio Complementar ao Estudante (PACE), que engloba os seguintes auxílios: auxílio transporte, auxílio-moradia e auxílio-alimentação, referentes ao exercício 2012.

O programa (PACE) consiste em oferecer apoio aos estudantes que estão regularmente matriculados no Instituto Federal do Paraná e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O PACE proporciona um aporte financeiro mensal, por meio da oferta de auxílio- moradia, auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

“A intenção deste programa de assistência estudantil é permitir a permanência do estudante, evitando a evasão, além de permitir melhoria no desempenho acadêmico, ou seja, o êxito do aluno”, destaca o professor Izaías Costa Filho (Kiko), da Diretoria da Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES) da Pró-Reitoria de Ensino.  O diretor destaca que os auxílios são concedidos apenas aos estudantes que realizaram a solicitação dentro do prazo estipulado no Edital nº 09/2012 – Proens/IFPR e que apresentaram a documentação solicitada no mesmo documento.

Depois de ter as inscrições deferidas, os estudantes tem até dia 21 de maio para enviar a  Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais, a Ficha Cadastral – Modelo Anexo, devidamente preenchida e assinada.

A assistente social Tânia Incerti explica que a concessão dos auxílios foi efetuada mediante avaliação socioeconômica, observando-se principalmente: situação de moradia, situação de trabalho, composição familiar, despesas familiares, renda  per capita,  bens móveis e imóveis da família e outros agravantes sociais, subsidiada por análise de documentação comprobatória apresentada no ato da inscrição. “É importante lembrar que os valores são diferenciados por aluno, dependendo da solicitação realizada, da documentação apresentada e também da análise realizada pela equipe. E que existe a possibilidade recurso”, explica Tânia. O prazo de recurso é de até três dias úteis. O recurso deve ser apresentado para a Diretoria de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Ensino. Para saber o motivo do indeferimento, basta encaminhar um correio eletrônico para daes@ifpr.edu.br .

Assistência Estudantil

Um dos maiores desafios das políticas de Assistência Estudantil no Instituto Federal do Paraná é que a informação chegue com clareza aos estudantes. Para isto, os câmpus possuem pessoas habilitadas para prestar as informações e esclarecimentos necessários. Confira os representantes dos Assuntos Estudantis nos câmpus do IFPR:

Assis Chateubriand: Tatiane Martinazzo Portz | Campo Largo: Suellen Paola Martins | Curitiba: Karina Labes | EAD: Maria Helena Viana Bezerra | Foz do Iguaçu: Henri Leboeuf | Irati: Juliana Salete Biavatti | Ivaiporã: Fernando Luis de Carvalho | Jacarezinho: Lúcia Regina de Albuquerque Périco | Londrina: Elizabete Cristina Pereira Eches | Palmas: Vergínia Mello Perin Andriola | Paranaguá: Sarah Pianezzer | Paranavaí: Evandro Carlos Guinami |Telemaco Borba: Raabh Aquino | Umuarama: Terezinha dos Anjos Abrantes

Mais informações:

Resultado do Programa de Auxílio Complementar ao Estudante (PACE)

Edital nº09/2012 da Proens/IFPR que dá orientações sobre o Programa

Página da Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (DAES) (onde você encontra o Formulário de Recurso PACE)