IFPR Câmpus Umuarama comemora dois anos – Campus Umuarama

IFPR Câmpus Umuarama comemora dois anos

O Câmpus Umuarama do Instituto Federal do Paraná (IFPR) comemora hoje dois anos de funcionamento. Fundado no dia 24 de maio de 2010, com apenas três cursos (Informática, Agronegócio e Design de Móveis), hoje a instituição de ensino conta com nove cursos técnicos e diversos outros na área social, além de incentivo à pesquisa e a extensão.
Para o diretor geral do Campus Umuarama, Vicente Estavam Sandeski, nesses dois anos muitas melhorias aconteceram no IFPR/Umuarama. “Começamos com três cursos e 11 professores. Hoje estamos com nove cursos, 32 professores e 440 alunos. Além dos cursos técnicos, temos os de Formação Inicial e Continuada do Trabalhador (FIC), projetos voltados para o social como: Companhia de dança, IFPipoca, IFSofia e o incentivo a pesquisa e extensão”, informou.
Nos primeiros dois anos de atividade, o IFPR formou 100 alunos e a projeção para o futuro e de crescimento. “Tanto o aluno quanto os professores são incentivados a trabalharem com pesquisas, visando o crescimento profissional e intelectual. Nesse sentido o trabalho do IFPR é sustentado por três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão. Para garantir esse tripé contaremos com uma expansão física, do corpo docente, laboratórios e de cursos” explicou.
A expansão ressaltada pelo diretor está prevista para começar em 2013, mas a fase de licitação das obras começa no mês de agosto. Está prevista a construção do bloco administrativo, bloco de estudante – com refeitório, estacionamento, almoxarifado, cantina e salas de estudo – e uma quadra esportiva. Para a ampliação será investido o recurso de R$ 1 milhão. “Nosso reitor conseguiu essa verba perante o Governo Federal. Além das construções previstas, estamos com outras obras já em andamento: a construção do bloco de laboratório, que contará com quatro laboratórios e mais seis salas de aulas. No ano que vem, também, temos previsão de concurso para professores e demais serviços”, noticiou.

Qualidade
Sandeski creditou a qualidade do ensino do IFPR ao incentivo oferecido para os professores e alunos, além do apoio da comunidade de Umuarama. “O que construímos em Umuarama é resultado da equipe do Instituto, uma equipe coesa capaz de atuar em diversas situações. O apoio da comunidade e de todos os órgãos da esfera educacional, administrativa do município e de mais parceiros é outro ponto fundamental para o desenvolvimento e do sucesso da instituição”.

Novos cursos
Com nove cursos técnicos presenciais e mais cinco à distância o IFPR/Umuarama começa a vislumbrar novos rumos para os próximos anos. “Estamos trabalhando para ofertar novos cursos para o próximo ano. Entre esses cursos, vamos expandir para as licenciaturas, que pode ser em Artes ou Biologia. Continuaremos trabalhando para ampliar nosso quadro, com pós-graduação e mestrado. Em outubro o IFPR/Umuarama abre a inscrições para o vestibular”, lembrou.

Técnicos Presenciais
Química – Modalidade: Integrado (2012)
Açúcar e Álcool (2012)
Agroecologia (2011)