IFPR Umuarama participou do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica – Campus Umuarama

Um grupo de 5 professores e 26 alunos participaram do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica que aconteceu de 28 a 31 de maio em Florianópolis – SC.
As participações foram variadas, com a apresentação de 5 pôsteres de trabalhos de pesquisa realizados com alunos dos cursos de Agroecologia, Agronegócio e Controle Ambiental, e a apresentação de dança flamenca e forró com alunos dos projetos de extensão.
Durante o Fórum os professores e alunos também participaram de oficinas, debates, seminários e conferências com personalidades brasileiras e internacionais, que tiveram como temas Democratização, Emancipação e Sustentabilidade. Ainda foi possível visitar a Feira de Economia Solidária, Mostra de Inovação Tecnológica, Feira Gastronômica, Feira do Livro e Mostra de Artes Visuais (pintura, escultura, fotografia e cinema). Estavam presentes, aproximadamente, 24 mil pessoas representando todos os Institutos Federais do país, algumas universidades federais e outras instituições de ensino da rede federal de educação.
“Foi possível observar pelo conjunto de todas as atividades, que o IFPR Umuarama está cumprindo com os propósitos mundiais, que é oferecer uma educação integral de qualidade a seus estudantes, com a oferta de cursos técnicos onde haja também a preocupação com a pesquisa, com a formação política, crítica e cultural do ser humano. Eu, particularmente, fiquei muito feliz em assistir a uma orquestra sinfônica como projeto de extensão do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco”, comentou a professora Máriam Pereira.

O projeto Área de Forró do IFPR Câmpus Umuarama também marcou presença no II Fórum Mundialde Educação Profissional e Tecnológica com atividades culturais realizado em Florianópolis/SC.

O projeto é uma mistura do forró pé-de-serra convencional do norte e nordeste com o forró universitário do sul e sudeste. Também conta com um resgate de músicas de forró pé-de-serra dos anos 40, 50, 60 e também músicas com forró de rabeca, coco e maracatu. Área de Forró foi selecionado como grupo de dança para apresentar uma de suas coreografias: Forró Contemporâneo dentro das atividades autogestionadas do Fórum.

A apresentação foi realizada às 11h30min na praça de alimentação, Palco 2, do evento. Foi uma experiência ímpar a apresentação do grupo para mais de 300 pessoas.  Na foto, o grupo de dança estava na frente do stand do IFPR. Da esquerda para direita: Fabrício Festa, Milene Ribeiro, Bruna Cardoso, Prof. Marcelo Pereira, Eduardo Fernandes, profa. Sabrina Kruger e o apoio Flávio Lopes (obs: a data da foto está errada).

Durante o evento o grupo de dança Área de Forró tomou conhecimento do Projeto Sanfona Itinerante (PSI) realizado pelo Instituto Federal de Rio Grande do Norte – Câmpus Natal. Isso foi o tempero que faltava para ser feito mais de 15 minutos de apresentação da cultura nordestina que contagiou o público presente.